Paulista sedia etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco e define classificados para fase estadual

O município do Paulista sediou, entre os dias 1º e 3 de junho, a etapa regional de handebol dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS), reunindo estudantes-atletas de diversos municípios da Região Metropolitana Norte. A competição definiu os representantes da região classificados para a fase estadual nas categorias mirim e infantil. As disputas ocorreram no Clube Municipal Prefeito Geraldo Painho Alves, no bairro do Nobre, em um ambiente de integração, espírito esportivo e incentivo à prática educacional, contribuindo para a formação esportiva dos jovens pernambucanos.

Ao longo dos três dias de competição, foram definidos os representantes da Região Metropolitana Norte que disputarão a etapa estadual dos JEPS nas categorias mirim e infantil. As equipes classificadas foram:

Handebol Mirim Feminino: Escola Compositor Antônio Maria (Olinda);

Handebol Mirim Masculino: EREF Professora Inês Borba (Olinda);

Handebol Infantil Feminino: EREM João Pessoa Guerra (Igarassu);

Handebol Infantil Masculino: EREM Eurico Pfisterer (Igarassu).

Para o técnico da Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte e coordenador dos JEPS, Viktor Correia, os Jogos Escolares exercem um papel fundamental na formação dos estudantes e na consolidação da cultura esportiva nas escolas.

“Os Jogos Escolares de Pernambuco têm uma importância muito grande porque mobilizam as escolas e incentivam a prática esportiva, seja como lazer ou como modalidade competitiva. Além da iniciação ao esporte de rendimento, os estudantes desenvolvem valores como respeito, disciplina, companheirismo e trabalho em equipe. O esporte abre portas e pode proporcionar grandes oportunidades para esses jovens no futuro”, destacou.

Viktor também ressaltou a importância de ampliar a participação dos municípios na realização das competições.

“Desde o primeiro contato, Paulista se mostrou bastante receptivo. Encontramos uma equipe comprometida e uma estrutura adequada para sediar a competição. Nossa intenção é levar os Jogos para diferentes municípios da região, ampliando o alcance da competição e valorizando os espaços esportivos existentes”, afirmou.

O superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, destacou que receber uma etapa regional dos JEPS fortalece a política municipal de incentivo ao esporte e à formação dos estudantes.

“Receber uma competição desse porte é motivo de orgulho para o Paulista. Além de movimentar a comunidade escolar, os Jogos fortalecem o esporte como ferramenta de inclusão, educação e transformação social. Nosso objetivo é continuar investindo em ações que incentivem a participação dos estudantes em atividades esportivas e revelem novos talentos”, afirmou.

O secretário de Educação e Esportes do Paulista, Gilberto Sabino, enfatizou que o esporte integra a proposta de formação integral adotada pela gestão municipal.

“Os Jogos Escolares representam muito mais do que uma competição. Eles estimulam a convivência, o respeito, a dedicação e o espírito de equipe. Ao sediarmos essa etapa regional, reafirmamos nosso compromisso com a educação e com o esporte como instrumentos de desenvolvimento humano e cidadania para os nossos estudantes”, destacou.

Fotos: José Vinícios/SEEPA

Categorias

Compartilhe:

2ª Sambada dos Pretos Velhos terá ações voltadas à preservação ambiental

Hospital Central de Paulista amplia capacidade da rede estadual e reforça assistência especializada

Prefeitura do Paulista participa do NEON 2026 e fortalece agenda de inovação, tecnologia e empreendedorismo

Paulistano Futebol Clube apresenta Jacózinho como treinador e reforça projeto de retorno ao futebol pernambucano

Escola Municipal Manoel Gonçalves recebe material esportivo e reforça preparação para fase regional dos Jogos Escolares

III ECOGIN mobiliza estudantes da Escola João Fonseca em ação de educação ambiental e solidariedade em Paulista

Gestores escolares recebem orientações durante Balcão FNDE em Paulista

Operação Direção Certa avança nos bairros após queda histórica de acidentes em Paulista

Prefeitura do Paulista realiza ação de conscientização contra o trabalho infantil no Centro da cidade