PAULISTA > Notícias > Paulista vacina contra o sarampo durante o projeto “Viva Paulista”

Servidor | 13/12/2013

Paulista vacina contra o sarampo durante o projeto “Viva Paulista”

Durante a realização do projeto “Viva Paulista” neste domingo (15.12), que promete atrair um grande público infantil ao Centro da cidade por conta das atividades esportivas e de lazer, a Secretaria Municipal de Saúde vai aproveitar o evento para imunizar as crianças contra o vírus do Sarampo. O trabalho, que faz parte das estratégias de controle da doença, terá como foco os meninos e meninas com idade entre seis meses e cinco anos. A vacinação acontece, das 9 às 16h, na tenda institucional da prefeitura, que será montada na Rua Bartolomeu de Freitas Lins, por trás da Igreja Matriz de Santa Izabel. Essa iniciativa integra uma relação de medidas que a atual gestão municipal está colocando em prática para evitar casos da doença na cidade. Nesta sexta-feira (13.12), o coordenador do Comitê Emergencial para o Sarampo, Alexandre Menezes, foi recebido por uma equipe técnica da Saúde municipal com a finalidade de traças estratégias voltadas a oferta da vacina e o controle da enfermidade em Paulista. Na ocasião, foi definido que a partir da próxima semana o trabalho de imunização nas comunidades consideradas prioritárias será intensificado. A ação terá o apoio de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde. Uma das propostas que deve sair do papel é a busca ativa domiciliar. Agentes Comunitários de Saúde e técnicos da Vigilância Epidemiológica vão percorrer as localidades que registraram casos, sejam eles confirmados, suspeitos ou mesmo descartados, para sensibilizar os pais ou responsáveis quanto à importância de manter o cartão de vacinação em dia. Outra ideia que deve ser implantada é a exigência da entrega de uma cópia deste cartão no ato da matrícula de alunos na rede municipal de ensino. Desta forma, será possível identificar aqueles estudantes que necessitam atualizar as vacinas de acordo com a faixa etária. “Viva Paulista” – Projeto pioneiro da atual gestão municipal que vai transformar o Centro da cidade em um grande espaço de lazer. A iniciativa, que esta sendo coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, reúne uma série de atividades em dez polos dedicados ao esporte, lazer e cultura. A programação acontece das 9 às 16h. Haverá espaço para passeio de bicicleta, patins e skate, além de futebol de barrinha, basquete de rua e vôlei. Palcos para atrações culturais e tendas institucionais também estarão montados. A população ainda poderá se divertir com apresentações teatrais, espaço de pintura, e brinquedos infláveis. A expectativa é de que cerca de mil pessoas usufruam da estrutura. Cerca de 100 pessoas ficarão responsáveis pela organização e realização das atividades.