Saúde | 17/05/2022
Prefeitura de Paulista realiza atividade de capacitação dos ACS para teste rápido de hanseníase
Compartilhe esta notícia:
Na tarde desta terça-feira (17), a Prefeitura Municipal do Paulista realizou uma atividade de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da cidade para a realização de teste rápido da hanseníase. Foi a primeira de uma série de atividades que compõem a estratégia de implantação do teste rápido para a doença no município.
A iniciativa acontece por meio do Ministério da Saúde, que, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, está capacitando os ACS para realizar a busca ativa dos casos dessa enfermidade.
O treinamento foi realizado na Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup) e teve como público-alvo 72 agentes comunitários de saúde de cinco unidades básicas de saúde prioritárias. A ação promove a análise dos dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) referentes ao período entre 2015 e 2019, e aplica o questionário de suspeição de hanseníase (QSH).
Os questionários serão preenchidos pelos ACS nos meses de maio, junho e julho, sendo consolidados pelas enfermeiras das referidas unidades de saúde, bem como acompanhados e monitorados para o fechamento do diagnóstico em tempo oportuno.
A ação tem como parceiros de trabalho a Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde (Manuela Falcão Andrade - Superintendente); a Vigilância Epidemiológica (Mayara Ferreira Lins dos Santos - Diretora de Vigilância Epidemiológica); a Coordenação do Programa de Controle e Prevenção da Hanseníase (Luana Freire - Sanitarista), e a Superintendência de Atenção Básica (Jakeline Soares), contando também com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Socorro Fontinele.
A atividade desta terça-feira também contou com a parceria do Morhan Recife - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase -, importante movimento social que luta pela garantia de direitos das pessoas que sofrem com a doença. Houve a doação de camisas para brindes em sorteio entre os ACS, além da distribuição de material educativo, com o intuito de fortalecer a educação popular em saúde.
Em julho, haverá mobilizações de educação em saúde, com a capacitação teórica e prática de enfermeiros (as), médicos (as), fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Toda a programação ocorrerá com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e do Ministério da Saúde, além da presença de um especialista da área, hansenólogo do MS.
O que é hanseníase?
É uma doença crônica e infecciosa, que durante muitos anos foi conhecida como lepra. Contudo, esse diagnóstico fazia com que os pacientes fossem vítimas de preconceito e estigma, já que pode ser contagiosa e transmitida para outros indivíduos.
É causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e atinge, de forma majoritária, a pele e alguns nervos periféricos, fazendo com que o paciente perca, por exemplo, a força muscular e a sensibilidade tátil.
Existem tipos variados de hanseníase, que estão relacionados à forma como o organismo reage ao bacilo causador da doença. De forma geral, tem cura, mas caso o paciente não busque tratamento, pode deixar sequelas pelo resto da vida.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo