PAULISTA > Notícias > Junior Matuto assina termo de cooperação técnica com a UFRPE para projeto de arborização

Meio Ambiente | 23/02/2015

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (23.02), na sede da reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o vice-reitor da Instituição, Marcelo Carneiro Leão, para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a unidade de ensino.

Na ocasião foram acertados os procedimentos técnico-científicos que serão aperfeiçoados para o uso de coleta de informações socioambientais nas áreas dos corredores ecológicos. O acordo permitirá que estudantes da instituição, sendo dos cursos de graduação ou de extensão, realizem estudos voltados para a fauna e flora no município, favorecendo o trabalho dos agentes de meio ambiente na formação de um banco de dados que direcione as ações e as decisões no tocante ao Plano de Arborização Municipal.

“Nosso intuito é modificar a arborização da cidade envolvendo a comunidade. Estaremos realizando um trabalho de conscientização quanto à preservação de árvores nas calçadas e a proteção e o cuidado com as mudas dessas plantas. Além de um trabalho direto onde a própria comunidade estará ajudando na plantação,” explicou o secretário de Meio Ambiente do Paulista, Leslie Tavares.

Já o Prefeito Junior Matuto destacou a importância de colocarmos os elementos naturais como meios essenciais para a evolução de um município. “Quando pensamos em cidade, só pensamos nos meios artificiais - aqueles que foram construídos pelo ser humano – mas, na verdade, precisamos valorizar e usar os meios naturais a nosso favor. Temos que entender que a cidade se faz também através do nosso meio ambiente. Esse projeto visa melhorar a qualidade de vida das pessoas como um todo. Vemos que não cabe apenas a questão política, mas sim a preocupação com um futuro mais consciente e humanitário”, finalizou.