PAULISTA > Notícias > Governo municipal do Paulista monta esquema especial de serviços para o Carnaval

Saúde | 11/02/2015

A Prefeitura do Paulista vai mobilizar uma série de secretarias para garantir o funcionamento de serviços essenciais durante o Carnaval. Vão estar envolvidas as pastas de Turismo e Cultura, Saúde, Serviços Públicos, Mobilidade e Transporte, Mulher, Políticas Sociais, Regionais, entre outras. Serão disponibilizadas ações que vão desde o monitoramento da qualidade dos alimentos comercializados nos pontos de folia ao combate à exploração do trabalho infanto-juvenil.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai funcionar com cinco ambulâncias e uma motolância para atendimento às urgências clínicas, psiquiátricas e obstétricas, politraumatismos e resgate às vítimas de violência. O público deve acionar o fone 192 para registrar as ocorrências. A Prontoclínica Torres Galvão (PTG) vai prestar atendimento 24 horas para os casos de emergências clínicas e pediátricas.

Um posto de atendimento avançado também vai ser montado para prestar assistência aos foliões. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem ficarão responsáveis em prestar socorro, quando necessário, aos frequentadores do polo do Forte de Pau Amarelo, dos blocos Cavalo Branco e Bacalhau na Vara de Paratibe.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante vai trabalhar com 30 profissionais na distribuição de preservativos e gel lubrificante e na realização de teste rápido de HIV, Hepatites B e C. Técnicos da Vigilância Sanitária estão escalados para inspecionar restaurantes, lanchonetes e o comércio ambulante.

As mulheres que forem vítimas de algum tipo de violência podem recorrer ao fone 180 para registrar a queixa e solicitar providências contra o agressor. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres também vai realizar a distribuição de panfletos educativos nos pontos de animação.

Durante os festejos de Momo, a Secretaria de Turismo e Cultura colocará 109 banheiros químicos nos principais corredores da folia. Um esquema de limpeza foi definido para remover, diariamente, os entulhos nos locais de percurso dos grandes blocos e no polo do Forte de Pau Amarelo, através da Secretaria de Serviços Públicos.

O horário de funcionamento das feiras livres será normal. Mas na Quarta de Cinzas as feiras de Paratibe e do Centro estarão fechadas.