PAULISTA > Notícias > Paulista está muito melhor na Educação

Educação | 23/12/2020

Paulista está muito melhor na Educação

Paulista avançou muito na Educação. Ao longo dos oito anos de mandato do prefeito Junior Matuto, as ações desenvolvidas na rede municipal de ensino resultaram em índices significativos desde a diminuição da evasão escolar em 52%, segundo dados do Ministério da Educação e o aumento de 15 alunos com deficiência para 686 matriculados nas escolas municipais, até o Índice de Desenvolvimento da Educação  Básica, que em 2012 era o quarto pior do Brasil, segundo a revista Veja, com 2,9, chega hoje a 4,9, se igualando ao IDEB do Recife.

A gestão municipal investiu em formação continuada para os profissionais da rede; implantação da Base Comum Curricular; melhoria da estrutura física das unidades; além da implantação de programas exitosos, como o Cuidar Primeira Infância, o Olhar Paulista, o Propaz, a Escola da Família, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o Secretaria Interativa além da ampliação dos polos de educação inclusiva.

Pensando em garantir uma alimentação saudável, a gestão criou o cardápio unificado da merenda e o acompanhamento nutricional para os 19.052 estudantes. Além disso, a formação para as merendeiras e a implantação do Conselho de Alimentação Escolar tornaram a merenda escolar mais nutritiva e universal.

No quesito inclusão das pessoas com deficiência, a gestão municipal implantou o Projeto EducaLibras, em 2015, através da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação. A iniciativa oferece aulas gratuitas de Libras aos surdos e também aos ouvintes, garantindo o acesso às pessoas para estudarem, trabalharem, além de fomentar o mercado de trabalho de intérpretes. Mais de dois estudantes concluíram o curso através dos módulos Básico I e II, Intermediário e Avançado.

Exemplos como o da psicóloga Nadja Fernandes que recebeu o certificado do Módulo Básico I, “Procurei o curso porque vejo que a demanda de surdos que buscam atendimento nos consultórios está crescendo e poucos profissionais sabem a linguagem dos surdos. Acho o curso maravilhoso para que a gente possa entender o próximo. A questão da inclusão é importante para nós e principalmente para os surdos”, enfatizou.

“Durante os oito anos de governo, nós destacamos os avanços dos índices de aprendizagem das duas avaliações do IDEB e IDEPE que mostraram que nossa rede cresceu graças a um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação junto aos professores, próximo às escolas, através das formações. Nós montamos a Base Comum do município juntamente com os professores. Nós criamos a nossa avaliação própria, a AMUDEP. Uma ferramenta importante. Nós trabalhamos a base comum, isso nunca havia sido debatido na cidade, o que torna Paulista referência. Com esses três pilares: as avaliações, as formações e a Base Comum, contribuímos para a construção do cidadão do futuro”, disse o secretário de Educação do Município, Carlos Júnior.

Paulista terá a primeira escola em tempo integral da rede municipal. A Escola Municipal Dom Hélder vai funcionar na Avenida E, em Maranguape II. Ao todo, 350 estudantes do Ensino Fundamental serão beneficiados. Além de acessibilidade e climatização, a unidade de ensino  vai contar com biblioteca, sala de leitura, área de recreação e 10 modernas salas de aulas.

Parcerias exitosas com instituições como a Unicef, a Qualiescola, Jeep do Brasil, Fundação Lemann, SENAI e o Itaú Social para qualificação e formação dos profissionais da rede foram ações importantes para alavancar a qualidade de ensino no município.

Durante a pandemia da Covid -19, a Secretaria de Educação adotou medidas emergenciais para que os alunos não fossem prejudicados em sua rotina escolar. Atividades pedagógicas online; o fornecimento de um kit de merenda escolar às famílias dos estudantes; formação online através do webinário e a distribuição dos chromebooks (computadores pessoais) aos 1.400 professores da rede municipal de ensino.