PAULISTA > Notícias > Paulista tá muito melhor na Saúde

Saúde | 22/12/2020

Paulista tá muito melhor na Saúde

15 novas unidades de saúde construídas e outras 46 unidades totalmente requalificadas, 7 Academias da Saúde construídas, nova sede do Samu, programas importantes de cuidado com o cidadão. Paulista cresceu muito nesses últimos oito anos, e a Prefeitura do Paulista trabalhou para garantir melhor qualidade no atendimento e oferecer espaços mais adequados para que esses atendimentos pudessem ser feitos. Para isso, programas e ações foram realizadas em prol da população.

O Programa Olhar Paulista veio para cuidar dos alunos da rede municipal de ensino, que sofrem com problemas na visão. A ação, que se tornou Lei Municipal, é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação. Com o programa, mais de duas mil consultas oftalmológicas foram realizadas e mais de mil estudantes foram beneficiados com óculos de grau, o que melhora a qualidade de vida do aluno e auxilia no aprendizado.

Já o Programa Remédio em Casa, inédito em Pernambuco, beneficia milhares de moradores do Paulista com a entrega de medicamentos em domicílio. Os remédios disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde são usados por pacientes com diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Em 2015, o Remédio em Casa passou a ser Lei municipal, e agora, independente de quem estiver à frente do executivo municipal, recursos do tesouro deverão ser assegurados para a manutenção do programa.

Em 2017, o município foi destaque no XXXIII Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde. Os programas Olhar Paulista e Remédio em Casa superaram mais de 300 trabalhos nacionais apresentados no evento, que aconteceu em Brasília (DF) e contou com a participação de gestores de todas as regiões do País.

Em 2020, o Remédio em Casa se tornou referência para Pernambuco, e o governador Paulo Câmara anunciou a implantação do Programa em todo o estado.

Com o Segue Cuidando, a Secretaria de Saúde passou a oferecer transporte gratuito e adequado aos pacientes que fazem sessões de hemodiálise, quimioterapia ou radioterapia e necessitam se deslocar para outras cidades onde recebem tratamento médico especializado. A iniciativa se tornou referência no atendimento à população do município porque viabiliza que o paciente chegue ao local de tratamento nos dias e horários agendados.

Só quem trabalha no sol sabe o quanto é difícil lidar com as altas temperaturas. A exposição diária da pele ao calor cansa, desidrata e pode até provocar doenças graves. Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista realizou a distribuição de camisas com proteção UV e protetores solares para os trabalhadores, entre Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que atuam em campo. Além disso, através de lei municipal, a gestão instituiu o piso salarial da categoria.

O cuidado com o público da “boa idade” também foi um marco da gestão Júnior Matuto. Através do Programa Mais Visão, em parceria com o Centro da Visão de Pernambuco (Cevipe), a prefeitura realizou mais de 2400 cirurgias de catarata. E o Programa Saúde em Movimento, que oferece esporte e saúde nas comunidades, foi ampliado de 18 para 34 polos de atendimento por toda a cidade.

Dentro do Programa Mais Mulher, a Secretaria de Saúde do Paulista iniciou um mutirão de cirurgias ginecológicas. As beneficiadas são acompanhadas, desde os exames pré-operatórios.

Além de mioma e pólipos, o programa beneficia também a realização de cirurgias de laqueadura, suspensão de bexiga, glândula de Bartholin, cisto de ovário e períneo. Ao todo, 100 mulheres foram beneficiadas com o programa.

A secretária municipal de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, destaca os avanços na saúde do município. “A gestão Júnior Matuto fez uma diferença significativa nos processos de saúde, entendendo que houve uma reestruturação de uma rede que não tinha condições de prestar o mínimo de serviço, bem como a ampliação dos atendimentos em saúde bucal, em clínica médica, entre outros, além da implantação de programas estratégicos como o Mais Visão, o Olhar Paulista, o Segue Cuidando e a informatização da rede municipal de saúde. Esses avanços mostram a inovação que foi realizada na saúde como um todo no município.”