Educação | 01/07/2020
Educação do Paulista aplica pesquisa com famílias e alunos para mapear o acesso à internet e adequar ensino online
Compartilhe esta notícia:
Com o objetivo de realizar um
mapeamento e traçar um panorama sobre a situação das famílias dos alunos da
rede municipal quanto ao acesso à Internet, a Secretaria de Educação do
Paulista realizou uma pesquisa online para nortear a produção das atividades remotas
direcionadas aos estudantes que estão com as aulas presenciais suspensas como
forma de evitar a propagação do novo Coronavírus.
Durante a pesquisa que foi
realizada em junho, os pais ou responsáveis responderam sobre os recursos
tecnológicos (smartphone, computador ou notebook e tablet) utilizados pelos
estudantes para realizar os exercícios, acesso à Internet e o acompanhamento
das atividades online.
O resultado da pesquisa apontou
que 62,4 % das famílias possuem smartphone (3.130 pessoas); 5,5% possuem
computador ou notebook; 3,4% possuem tablet e 28,6% não possuem recursos
tecnológicos. No tópico internet, 3.195 famílias responderam que têm em casa
acesso à internet banda larga; 754 famílias possuem internet 4G no celular e
924 famílias não têm acesso à internet.
Sobre as atividades online
disponibilizadas aos estudantes, os pais ou responsáveis informaram que os
alunos realizaram as atividades em casa (3.619 famílias) e 4.446 famílias
aprovaram a entrega dos blocos de atividades impresso, que foram distribuídos
junto ao kit merenda.
Em relação ao acompanhamento nas
atividades remotas 4.054 das famílias, (83,1%) responderam que estão preparadas
para acompanhar os filhos nos exercícios escolares; 36,2% disseram que podem
reservar até uma hora; 28,5% podem dedicar até 2 horas, enquanto 35,3 % mais de
duas horas para acompanhar as atividades escolares de seus filhos.
“ O que buscamos com a pesquisa
foi verificar as famílias que são excluídas digitalmente, observar de que forma
os pais estão acompanhando os seus filhos nas atividades em casa e o nível de
adesão e de engajamento nas atividades físicas, preenchendo as tarefas dos
blocos de exercícios e nas atividades conectadas. É muito importante entender
como as famílias estão vivendo nesse contexto de pandemia da Convid -19. Nós
observamos que grande parte das famílias só possuem smartphone e isso é um
fator limitante para o aprendizado do estudante porque nem todos têm computador
em casa. Com isso concluímos que precisamos pensar em outras formas para desenvolver
as atividades remotas para que não dependam exclusivamente da tecnologia”,
destacou o secretário de Educação Carlos Júnior.
Dentro de um universo de 16 mil
famílias dos estudantes da rede municipal de ensino, a pesquisa online usou
como amostragem 4.878 famílias. A mesma consulta será realizada com os docentes
da rede municipal, os resultados devem ser divulgados na próxima semana.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo