PAULISTA > Notícias > No Paulista, população em situação de rua terá um Ponto de Cuidado para tomar banho, receber kit alimentação e de higiene

Políticas Sociais | 24/04/2020

Paulista é o próximo município da Região Metropolitana do Recife a ter instalado um Ponto de Cuidado, local voltado para atendimento à população em situação de rua, a partir desta segunda-feira (27), das 08 às 17h. O Ponto de Cuidado vai funcionar no Procon Paulista (Praça Papa João XXIII, 59 - Centro).

O público alvo que receberá atendimento são as pessoas em vulnerabilidade social, em situação de rua e já cadastrados pela secretaria de Políticas sociais do município. No local, estas pessoas poderão tomar banho e receber itens de higiene pessoal (sabonete líquido, escova e creme dental), alimentação, água mineral e álcool em gel.

O Ponto de Cuidado é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, em conjunto com a Prefeitura do Paulista. A definição do endereço foi feita pela Prefeitura e os insumos e pessoal técnico para atender cerca de 80 pessoas são do Estado. O Ponto de Cuidado do Paulista começa a funcionar nesta segunda-feira (dia 27), das 8h às 17h, durante todos os sete dias da semana.

As filas para aqueles que esperam seu atendimento no Ponto de Cuidado terão espaçamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas. Durante a espera, técnicos aproveitam para identificar possíveis pessoas com sintomas, além de difundir informações sobre cuidados para se proteger da Covid-19. As informações são simples e utilizam recursos lúdicos, para facilitar a compreensão do público.

Os Pontos de Cuidado são estruturas que unem Estado, Município e a sociedade civil em diferentes manifestações. Parte dos insumos distribuídos vieram de doações voluntárias e contribuições da iniciativa privada. Grupos voluntários também podem se incorporar ao esforço de atender àqueles que mais precisam.

Ponto de Cuidado no Paulista

Procon Paulista

Praça Papa João XXIII, 59 - Centro – Paulista.