Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista cria o Casademia – exercícios online para manter os idosos do Saúde em Movimento ativos

Saúde | 24/04/2020

Prefeitura do Paulista cria o Casademia – exercícios online para manter os idosos do Saúde em Movimento ativos

Compartilhe esta notícia:


Já fazia parte da rotina dos idosos e idosas do Paulista as atividades físicas do Programa Saúde em Movimento. Esta prática, que garante qualidade de vida para mais de três mil pessoas da terceira idade no município, precisou ser suspensa por conta do novo Coronavírus. Com as novas regras de convivência impostas pela necessidade do afastamento social, as aulas presenciais foram substituídas por aulas online. O coordenador do programa, Valdir Santos, encontrou uma forma de manter o pessoal na ativa, criando o Casademia – junção das palavras “casa” e “academia”, com vídeoaulas encaminhadas aos idosos que fazem parte da iniciativa. 


O conteúdo elaborado diariamente pelos educadores físicos do Saúde em Movimento são enviados pelos grupos de WhatsApp para os participantes do programa. Por meio deles, os professores também disponibilizam cronogramas de treinos semanais e orientações sobre a Covid-19. A ideia é continuar estimulando a prática de exercício, por enquanto em casa, respeitando as orientações do isolamento social. Ainda mais quando o público-alvo do programa é composto por pessoas acima de 60 anos, grupo de risco para o novo Coronavírus. 


Para praticar os exercícios, os idosos são orientados a escolher um local adequado e usar objetos encontrados no lar para fazer os exercícios. E para entrar no clima, os participantes usam o uniforme do programa e filmam as atividades físicas, depois encaminham para avaliação dos professores.


O Saúde em Movimento é uma das principais estratégias da política de saúde do idoso em Paulista. O programa conta com mais de três mil participantes, distribuídos em 34 polos de atividades físicas. Antes da pandemia, as aulas de ginástica aconteciam em praças, quadras esportivas, academias da saúde, entre outros locais. Agora, em casa com o objetivo de promover qualidade de vida, por meio da prática de exercícios regulares.     



Imagens:

Compartilhe: