PAULISTA > Notícias > Apresentações no Viva Orla saúdam os ritmos regionais

Cultura | 08/02/2020

Apresentações no Viva Orla saúdam os ritmos regionais

A orla da praia do Janga foi palco, na noite desta sexta-feira(07.02), de apresentações da cultura regional. O Viva Orla recebeu o cantor Marcelo Pantera e o grupo Maracatu Plugado, que trouxeram canções de diversos ritmos como o frevo, o maracatu e o coco de roda.

Próximo de completar 20 anos de carreira, o cantor Marcelo Pantera agitou a orla do Janga com um acústico-percussivo regional que reuniu vários ritmos como coco de roda, ciranda, frevo, literatura de cordel, capoeira e maracatu. O cantor parabenizou a estrutura do projeto Viva Orla. “Para mim, esse é um projeto que está resgatando a nossa cultura, né? A cultura do município, para que todos os visitantes, para que todos os turistas e moradores possam conhecer um pouco dos nossos artistas”, concluiu.

O comerciante Luiz Alberto Reis, 56, aprovou a escolha das atrações. “Eu sou morador daqui do Janga, tenho o costume de frequentar a orla, e gostei da escolha das atrações para o projeto Viva Orla. É a cultura pernambucana sendo valorizada, e recomendo a outras pessoas a vim, porque está muito bom”.

Quem animou também o público foi o Maracatu Plugado. O grupo surgiu no bairro de Jardim Paulista Baixo, e de acordo com Eduardo Santos, percussionista do Maracatu, o grupo faz uma releitura das músicas cantadas por Chico Science. “O grupo surgiu há 5 anos, e nós tínhamos um projeto de inclusão social com macaratuzeiros, e aí, por uma brincadeira de um amigo nosso, nós plugamos uma guitarra num cubo e tocamos uma música chamada Coco Dub, de Chico Science, vimos que o lance dava certo, e a partir de então, não paramos mais”, frisou o percussionista.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, Jorge Rocha, expressou a sua alegria pelo reconhecimento das pessoas sobre o projeto. “O reconhecimento da população é o reflexo de todo o trabalho que está sendo desenvolvido para realização de mais uma edição do Projeto Viva Orla, que conta com diversos no período do dia, e atrações culturais no fim semana à noite”, concluiu.

O secretário destacou ainda que nesta edição, a população poderá se divertir também na arena esportiva que foi montada no areal da orla do Janga. “Nós montamos uma arena no areal da praia do Janga. E lá nós oferecemos diversas atividades esportivas como o arborismo, o basquete de rua, o estilingue humano, o slackline, e o futebol”.

Se você ainda não participou de nenhuma das atividades do evento, a iniciativa permanece até o dia 14 de fevereiro com a participação de todas as secretarias municipais.