PAULISTA > Notícias > Prefeito faz balanço dos resultados dos sete anos de gestão e assegura que o saldo é positivo

Gabinete do Prefeito | 31/12/2019

Logo após a solenidade de entrega da duplicação de trecho da PE-01 e da Ponte do Janga, obras emblemáticas desta segunda gestão Junior Matuto, o prefeito fez um balanço destes sete anos à frente do município do Paulista. Sem abrir mão da autocritica, por algumas obras que lutou, mas não conseguiu viabilizar, o prefeito também fez questão de destacar que foi muito além do compromisso assumido com a população.

“Não vou dizer que Paulista está mil maravilhas. Mas é preciso admitir que Paulista está muito melhor do que quando pegamos o leme deste barco, e isso ninguém pode negar. O que mais me orgulho do legado que deixo é a ousadia de puxar para nossa responsabilidade problemas que não eram de nossa alçada, e resolver. Exemplo disso é a duplicação da PE-01 e da Ponte do Janga. Reclamam que atrasou a obra. Eu lembro que quando a gente assumiu a gestão, ela já estava atrasada há mais de 20 anos”, argumentou.

O gestor municipal aponta ações pioneiras em diversos setores sociais e obras estruturadoras em cada canto da cidade. Na saúde, por exemplo, foram implantados programas inéditos, como o Remédio em Casa, o Olhar Paulista e o Mais Visão, programa que está em parceria com o CEVIPE, realizando cirurgias de catarata e vai zerar a fila de espera dos pacientes. Além da construção de 10 novos postos de saúde e 42 unidades requalificadas.

“Quando lembro que já se passaram sete anos, olho pelo retrovisor e me invade uma sensação de dever cumprido, em relação ao compromisso assumido com o povo do Paulista. Faço um balanço e peso tudo o que fizemos e o que deixamos de fazer. Aí constato que o resultado é muito positivo. Tenho certeza que avançamos muito mais do que qualquer outro prefeito de outrora. A gente tem muito para apresentar a população”, ponderou.

Algumas obras foram emblemáticas, pois, resolveram problemas históricos, como o dragagem do Rio Paratibe; a reforma das pontes do Barão e do Banheiro do Soldado;  revestimento dos Canais das Tintas, no Centro; do Araxá, em Conceição; e da Avenida F, em Maranguape II; o Mercado de Paratibe, entre tantas outras que trouxeram melhoria na qualidade de vida das pessoas.

“Nós conseguimos planejar e correr atrás de recursos. A crise veio e não cruzamos os braços para lamentar. Saímos em busca de recursos através de convênios com a Caixa Econômica, de emendas parlamentares, de parcerias com o Governo do Estado, enfim, conseguimos tocar obras que estavam aí, durante décadas, sem ninguém tomar a decisão política de captar recursos e tirar do papel. Por isso, não adianta tentar diminuir nossa administração. Fizemos muito mais do que nossa capacidade financeira, porque ousamos, corremos atrás e conquistamos muitas obras que nunca gestão nenhuma ousou tocar”, frisou.

Para 2020, ano que encerra sua segunda gestão, Junior Matuto pretende finalizar várias obras que estão em andamento. Principalmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. “Nós estamos com algumas obras em andamento que serão bem importantes para consolidar nossa passagem por Paulista. A Escola em tempo Integral Dom Helder Câmara, que vai beneficiar 280 alunos; mais três novas unidades de saúde e avançar na duplicação da PE-01. Na área social, queremos seguir com o aumento do índice de aprendizado de nossa rede de ensino, além de consolidar programas exitosos que têm mudado a vida das pessoas, como o Fêmea, que fortalece o empreendedorismo das mulheres, servindo de porta de saída do ciclo da violência doméstica e a rede de proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Paulista está crescendo e não pode retroceder. Por isso, precisamos seguir em frente, sem olhar pra trás, com coragem de construir uma cidade cada vez melhor”, finalizou.