Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Trombose: saiba o que é e como identificar esta doença

Saúde | 13/11/2019

Trombose: saiba o que é e como identificar esta doença

Compartilhe esta notícia:

As veias e artérias do corpo humano são como pequenos tubos por onde o sangue passa e se espalha. Quando o fluxo sanguíneo é lento ou acontece alguma coagulação dentro das veias, um pequeno nódulo se forma e entope esta passagem de sangue, processo chamado de trombose. Uma doença que afeta a parte inferior do corpo, ela tem como principais sintomas, dores e inchaço nas pernas, queimação e mudança na cor da pele.

O maior risco da trombose é que o coagulo seja levado pelo sangue e chegue até o coração ou o pulmão. Segundo especialistas, a doença é a terceira maior causa de morte no mundo, por isso, identificar o problema a tempo é essencial para que um possível tratamento dê certo.

A falta de atividades físicas, o consumo de bebidas alcóolicas e cigarro, se tornam fatores agravantes para causar esta doença. No caso das mulheres, usar anticoncepcionais e fazer tratamento hormonal, são fatores de risco para o desenvolvimento da trombose. Pois, os hormônios afetam a coagulação e podem favorecer a criação de coágulos.

Existem dois tipos de Trombose, a aguda e a crônica. O que as diferenciam é a intensidade da doença, pois, com a aguda, até mesmo os mecanismos do corpo pode dissolvê-la. Já no caso da trombose crônica, após esse processo de dissolução do coágulo, podem ficar algumas sequelas nas veias sanguíneas. E é por isso que a doença se torna mais complicada, pois, o sangue não consegue retornar pela veia, causando até varizes, escurecimento e endurecimento da pele, além do aparecimento de feridas.

Se você sentir dores nas pernas sem causa aparente, muito calor, vermelhidão e rigidez na musculatura das pernas e dos braços, procure um profissional de saúde, pois, ele irá identificar a causa do incômodo e prescrever o tratamento adequado para cada situação.


Imagens:

Compartilhe: