PAULISTA > Notícias > População do Paulista passa por exames de HIV e Sífilis

Servidor | 29/11/2013

População do Paulista passa por exames de HIV e Sífilis

Um mutirão exames de HIV e Aids, realizado na manhã desta sexta-feira (29), na Praça João Pessoa, no Centro da cidade do Paulista, contabilizou 50 testagens. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que seguirá com as ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids. O trabalho contou com o apoio da unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde foram feitos os testes rápidos, com resultados prontos em 30 minutos. A campanha foi animada por um mini trio elétrico e pela presença das arte-educadoras Super Prevenidas. O resultado desta manhã foi a contabilização de seis casos de Sífilis – em que os pacientes foram referenciados para a titulação -, e um registro considerado inconclusivo de HIV. Neste caso, a pessoa foi encaminhada para um novo exame, que servirá como contra-prova. Durante a ação também foram entregues preservativos e panfletos informativos sobre as doenças. Durante esta semana, entre os dias 02 e 06, a prefeitura segue com as ações contra a Aids levando a unidade itinerante para visitar e fazer os exames de HIV e Sífilis, além da distribuição de preservativos nos bairros considerados de maior risco para a proliferação das doenças. A campanha acontecerá das 8h às 12h. As localidades beneficiadas serão: 02/12 - USF Rural da Mata do Ronca; 03/12 - PACS da Chã da Mangabeira; 04/12 - USF da Mirueira; 05/12 - PACS do Tururu, no Janga; 06/12 - USF de Paratibe.