PAULISTA > Notícias > Paulista deflagra recuperação da orla do Janga

Educação | 29/11/2013

Paulista deflagra recuperação da orla do Janga

O prefeito do Paulista, Junior Matuto (PSB), assina ordem de serviço nesta segunda-feira (02.12), às 8h, para o início das obras de contenção do avanço do mar no Janga. A atual gestão municipal optou, mais uma vez, pela técnica bagwall para proteger a área degradada pela erosão costeira em cinco pontos considerados críticos da orla marítima. Ao todo, 500 metros da faixa de areia serão protegidos com a intervenção. O trabalho tem início após o ato do chefe do Executivo no trecho da praia que fica entre as ruas Henrique Justa e Betânia. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Integração Nacional. O investimento gira em torno de R$ 13 milhões. Além da construção do bagwall, a atual gestão municipal vai realizar a manutenção em um trecho de 2,2 km da orla que já possui a técnica de enrocamento aderente na contenção do avanço do mar. O trecho contemplado tem início na Rua Aureliano Arthur Soares Quintas, no Janga, e segue até a Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo. Essa área jamais recebeu algum tipo de intervenção dessa natureza. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. O projeto prevê ainda a ampliação em 520 metros do trecho já iniciado da obra de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. Com a iniciativa, a área protegida será superior a 2,5 km de extensão. A intervenção está, atualmente, num trecho da praia que fica após o Forte de Pau Amarelo. O trabalho também é fruto de parceria com o Governo Federal. Serviço: Ponto de Encontro – Av. Beira-mar, s/n, Janga (Em frente ao Bar do Bebeto – O acesso pode ser feito pelas ruas Betânia e Justa Henrique).