PAULISTA > Notícias > Paulista realiza prova para avaliar o desempenho dos alunos em sala de aula

Educação | 01/10/2019

Paulista realiza prova para avaliar o desempenho dos alunos em sala de aula

Visando monitorar o nível de aprendizado dos alunos do 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação do Paulista iniciou na tarde desta terça-feira (01.10), a aplicação da Avaliação Municipal do Desenvolvimento Escolar do Paulista (AMUDEP). Dessa vez, a iniciativa aconteceu na Escola Municipal Manoel Gonçalves, em Maranguape I, e tem como objetivo diagnosticar o estágio de conhecimento dos alunos analisando a evolução do desempenho dos estudantes.

As provas serão aplicadas durante três dias, e nesta terça-feira (01.10), foram contemplados os estudantes de duas turmas do 3º ano. Já na quarta e quinta-feira, será a vez dos estudantes do 5º e 9º ano participarem da avaliação. As provas que foram aplicadas abordaram assuntos das disciplinas de português e matemática, com vinte questões de cada.

Aplicando as avaliações, a técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Fátima Nascimento, explicou que a prova é uma ferramenta do município do Paulista e já está na sua segunda edição de aplicação. “A finalidade da AMUDEP é perceber o nível de conhecimento dos alunos e ver o que eles aprenderam durante esse período. Esse resultado é todo catalogado, pois, colocamos em gráficos, diagnosticamos em qual área os alunos têm mais dificuldade e vemos o que podemos fazer com projetos de intervenção para que eles possam melhorar cada vez mais”, disse.

Com muita satisfação a gestora da Escola Manoel Gonçalves, Lucineide Mendonça, afirmou a importância em ter a avaliação para que os alunos desenvolvam o conhecimento na leitura e a interpretação. “Nos preocupamos muito com a alfabetização dos alunos, para que eles sejam leitores, e principalmente, escritores de tudo que participarem, por isso, no decorrer do ano viemos também trabalhando com avaliações internas. E nessa avaliação é perceptível a naturalidade deles, pois, se trata de uma ambientação que eles já estão acostumados”, destacou.

Para Everton Rafael, aluno do 3º ano, a prova estava muito fácil. “As professoras me ensinam os assuntos de português e matemática há muito tempo e fica mais fácil da gente fazer a prova, pois eu achei a prova muito fácil”, concluiu o estudante de oito anos de idade.