Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saúde promove ação da campanha Setembro Amarelo na USF Jardim Paulista Alto

Saúde | 18/09/2019

Saúde promove ação da campanha Setembro Amarelo na USF Jardim Paulista Alto

Compartilhe esta notícia:

Os usuários da USF Jardim Paulista Alto participaram nesta quarta-feira (18.09) de uma ação da campanha Setembro Amarelo, que alerta à população para o tema do suicídio. Durante a iniciativa, o público conheceu um pouco mais sobre o assunto, através de palestra com o terapeuta ocupacional Luciano Belas e orientações sobre os diversos serviços de saúde que prestam atendimento na cidade. O trabalho foi fruto da parceria entre a equipe da Secretaria de Saúde e os profissionais que atuam na unidade.

A coordenadora de Saúde Mental do Paulista, Cíntia Portela, fez questão de ressaltar a importância de ações como esta para a população. “Hoje tivemos a oportunidade de falar sobre o tema suicídio para um público prioritariamente idoso. Essa é uma faixa etária onde há uma certa fragilidade emocional, provocada, muitas vezes, pela perda de um cônjuge, de um filho que sai de casa, e até por conta da ociosidade. Então isso gera uma tendência ao suicídio. Então, falar sobre essa tema é muito importante e traz muitas reflexões”, afirmou.   

O público assistido pela unidade de saúde ainda participou de uma aula de zumba, aproveitando a equipe do programa Saúde em Movimento. A prática de exercício físico é uma das ações que ajudam a prevenir o suicídio. Em Paulista, mais de três mil idosos participam dos grupos espalhados pela cidade. O coordenador de Saúde do Idoso, Valdir Santos, participou da iniciativa ao lado do educador físico, Péricles. A campanha do Setembro Amarelo também vai beneficia outras unidades de saúde, como a USF Fragoso e USF Aurora. 

As pessoas que necessitam de que algum apoio em relação ao tema do suicídio podem procurar ajuda em unidades como, policlínica da Mulher, no Centro; Adolfo Speck, em Arthur Lundgren I, e Willian Nascimento, no Janga. Outra opção é procurar o CAPS Tereza Noronha, no Janga, e o CAPS AD Eliane Aguiar, em Maranguape I.


Imagens:

Compartilhe: