Educação | 15/08/2019
Educação do Paulista recebe premiações e alcança resultado satisfatório no IDEPE
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A educação do Paulista tem motivos de sobra para comemorar. É que
dessa vez, o ensino municipal alcançou um dos seus melhores resultados na
avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), no
qual o município vem se destacando bastante nos últimos cinco anos. Na região
metropolitana do Recife, Paulista alcançou o primeiro lugar nos anos iniciais
(que são os cinco primeiros anos do ensino fundamental) e o segundo lugar nos
anos finais (do sexto ao nono ano). O evento para entrega da premiação
aconteceu no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Olinda, e foi
coordenado pela Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte.
De acordo com o secretário de
Educação do Paulista, Carlos Junior, esse resultado é fruto de um trabalho
conjunto da Secretaria, professores e gestão escolar. “A gestão do prefeito
Junior Matuto vem fazendo um trabalho muito satisfatório de planejamento,
formações e acompanhamentos pedagógicos e isso tudo reflete de maneira bastante
positiva no aprendizado dos alunos. Estamos avançando consideravelmente nos
últimos anos”, disse.
As escolas premiadas esse ano
foram a Gêlda Amorim, Marília Russel e Irmã Assunta, coordenadas pelas
diretoras Ednelza Cabral, Adriana do Espírito Santo e Ana Paula Cantinha, respectivamente.
A Rede Municipal de Ensino do Paulista conseguiu atingir um dos melhores
resultados do Índice
de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), do Ministério da
Educação. De acordo com os dados fornecidos pelo IDEPE, o município alcançou o
índice de 4,9 no ano de 2018 comparado ao ano de 2017, quando atingiu a marca
de 4,5, nos anos iniciais (do primeiro ao quinto ano). Já nos anos finais,
correspondentes do sexto ao nono ano, a rede atingiu 4,1 em 2018, quando no ano
de 2017 alcançou a marca de 3,6.
IDEPE - Através de um conjunto
de fatores que são analisados dentro das escolas, o IDEPE traça um panorama
geral sobre a qualidade de ensino das redes públicas, focando principalmente na
rede pública municipal e a rede pública estadual. A gerência das escolas recebe
o resultado do ranking por unidades de ensino, onde consegue avaliar o
desenvolvimento. Dessa forma, é realizado um trabalho diferenciado,
especialmente nas escolas que tiveram o resultado baixo. Controlando,
desenvolvendo projetos para a melhoria e incentivando os profissionais da
educação.
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