PAULISTA > Notícias > Meio Ambiente do Paulista resgata dois papagaios de um cativeiro

Meio Ambiente | 15/08/2019

Meio Ambiente do Paulista resgata dois papagaios de um cativeiro

A partir de uma denúncia feita por um morador na Ouvidoria Municipal, a secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista, conseguiu resgatar com sucesso, no final da manhã desta Quinta-feira, (16.08), dois Papagaios que estavam mantidos em cativeiro em uma residência no bairro do Janga.

As duas aves depois de resgatadas, foram imediatamente transportadas pelos fiscais do Meio Ambiente do Paulista, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangará) na Agencia Estadual de Meio Ambiente. “As pessoas que mantinham os papagaios em casa, entregaram de forma voluntária, então não foram autuados. Mas quando há resistência, a gente autua e encaminha o caso para a Delegacia de Meio ambiente, onde passarão por um período de quarentena e depois serão avaliados para a reintegração na natureza.” Informou Fátima Amaral, coordenadora do Núcleo de Fiscalização Ambiental do Paulista.

Os papagaios não apresentavam indícios de maus tratos, mas estavam mantidos em um quarto que não tinha higiene adequada. Os dois animais são considerados aves silvestres e não podem ser mantidos em cativeiro, segundo a Lei nº 5.197/67 - constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.

Quem estiver criando um animal silvestre em residência sem a devida autorização a orientação é entregar o bichinho voluntariamente aos técnicos do Meio Ambiente, no Centro Administrativo do Paulista, que fica na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, Maranguape I (antiga Av. Brasil).  Caso deseje que uma equipe vá até a residência resgatar o animal, ligue para 34331311, durante a semana. No final de semana, ligue 153 e explique a situação à Guarda Municipal.