Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saiba mais sobre a Low carb, uma dieta que vem ganhando cada vez mais adeptos

Saúde | 07/08/2019

Saiba mais sobre a Low carb, uma dieta que vem ganhando cada vez mais adeptos

Compartilhe esta notícia:

A dieta com baixo teor de carboidratos ou Low carb (LCD) tem como principal objetivo diminuir expressivamente a quantidade de carboidratos na alimentação. Ela, é a versão da dieta cetogênica, que por sua vez restringe drasticamente o consumo do macronutriente e o substitui por gordura e eleva um pouco a ingestão de proteínas e de vegetais.

 A low carb ganhou força nos anos 2000, quando a famosa dieta Atikins surgiu com milhões de seguidores. Com o passar dos anos, por mostrar cada vez mais eficácia na perda de peso e regulação de mecanismos voltados ao controle da glicemia sanguínea, ela foi ganhando novas versões até chegar na mais atual.

De acordo com Associação Americana de Diabetes, a low carb pode ser uma estratégia para tratar pacientes com diabetes tipo 2. Trata-se de estudo clínico realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados e Unidos, com 16 homens e mulheres com síndrome metabólica. Após 4 semanas de prática alimentar da dieta, mais da metade dos participantes (cinco homens e quatro mulheres) conseguiu reverter o quadro.

Segundo a nutricionista Wedja Stephany que atua na clínica Emagrecentro, a deita deve ser acompanhada pelo profissional de saúde e não por conta própria, pois o indivíduo pode excluir outros tipos de alimentos causando deficiência nutricional. “A pessoa pode ter problemas nutricionais e consequentemente prejudicando a qualidade de vida. Por isso, é ideal o acompanhamento profissional, para que a gente possa ajustar a dieta, conforme a necessidade do paciente. Também vale lembrar que o Low Carb é indicado para adultos e adolescentes saudáveis, porém, não é recomendado para gestantes e crianças”, explica.

Ana Lúcia, que é servidora pública, contou a experiência que obteve com a estratégia Low Carb. “Há muito tempo tento fazer dietas para emagrecer e nunca tive êxito, perdia alguns quilos e depois recuperava. Até passei por vários profissionais que me receitavam medicamentos para auxiliar no emagrecimento. E no início do ano resolvi mudar totalmente de vida, quando uma amiga me indicou essa estratégia e foi a melhor coisa que fiz. Confesso que nunca tive uma experiência tão maravilhosa quanto estou tendo, pois, antes eu pesava quase 100 quilos e atualmente estou com 70 quilos e me sinto muito feliz por essa conquista”, disse.

Além disso, a nutricionista diz que a dieta começa especialmente a retirar carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha branca, arroz branco, refrigerantes, doces e salgados. Em alguns casos também pode ser necessário restringir o consumo de carboidratos bons, como pão integral, arroz integral, aveia, batata doce e inhame. A quantidade de carboidrato que deve ser eliminada da dieta, varia de acordo com o metabolismo de cada um, e deve ser feita de forma progressiva, para que o organismo se habitue bem e não apareçam efeitos colaterais. 

Confira os benefícios da Low Carb:


 

Melhora o funcionamento do intestino, por conter mais alimentos integrais e fibras.

 

Dar mais saciedade, pois o aumento no consumo de proteínas e gorduras afasta a fome por mais tempo.

Controla a glicemia, já que todos os alimentos fontes de carboidratos se transformam em glicose após ingeridos e aqueles do tipo simples (encontrados em pães, bolos, arroz ou macarrão) passam por essa transformação de forma muito rápida, o que faz a glicemia no sangue subir de uma vez só, exigindo mais da insulina.

 

Diminui os níveis de triglicerídeos, pois um dos principais causadores do aumento dessa substância é o consumo exagerado de carboidratos, principalmente na forma de frutose. Ou seja, ao aderir à low carb, é normal notar a redução dos índices de triglicerídeos, favorecendo a saúde do coração.


Imagens:

Compartilhe: