PAULISTA > Notícias > Em Paulista, prefeito e vice prestam contas das ações de governo durante reunião do Rotary Club

Administração | 18/11/2014

Na reta final do segundo ano de governo, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, e o vice-prefeito, Jorge Carreiro, participaram nesta terça-feira (18.11) de uma reunião com os integrantes do Rotary Club Paulista para prestar contas das ações do governo municipal ao longo do biênio (2013 – 2014). A prática de mostrar à população o que vem sendo desenvolvido na cidade é uma das marcas da atual gestão. Encontros semelhantes estão acontecendo há mais de três meses com diversos grupos da cidade. Este, que foi o primeiro após o período eleitoral, ocorreu no auditório do SESI, em Paratibe.

Na ocasião, o prefeito Junior Matuto destacou o trabalho à frente do Executivo em quatro eixos temáticos: saúde, educação, cidade e pessoas. A apresentação das ações foi estruturada em tópicos com números que englobam programas e serviços de várias secretarias. Cada ação citada vai para o mapa estratégico do município, revelando a atuação do poder público nas diversas localidades (áreas já beneficiadas e as que necessitam de um olhar ainda mais criterioso).

Na área da saúde, por exemplo, os gestores destacaram a construção de oito novas unidades (duas já entregues), revitalização de 13 centros médicos e reforma de outros cinco postos, totalizando a execução de obras em 26 pontos de atendimento da saúde. Destaque ainda para a criação dos programas Remédio em Casa – entrega de medicamentos em domicílio para idosos e acamados – e Segue Cuidando – transporte gratuito as unidades de tratamento especializado, especialmente, em hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.

Na educação, algumas ações ganharam mais relevância, como a reforma de 12 estabelecimentos de ensino; aquisição de quatro ônibus escolares para transporte de alunos em áreas da Zona Rural; entrega dos novos fardamentos estudantis, composto calça, bermuda, camisa malha fria, tênis e sapato; além de compra de dois prédios modernos para a instalação das escolas Alga Marina, em Arthur Lundgren I, e Tancredo Neves, em Jardim Paulista Baixo.

Essas duas áreas foram consideradas como prioritárias pela gestão municipal no primeiro ano de governo. A prefeitura também teve importante papel na execução de programas sociais – capacitação da mão de obra local, casas de acolhimento, nova sede do Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Regional Praias – e na área da infraestrutura com obras de calçamento, revestimento asfáltico e pavimentação de 30 ruas. Destaque ainda para as obras de macrodrenagem dos canais mais extensos da cidade.

Ao longo deste ano, o foco do governo esteve centrado, entre outros pontos, na conclusão das obras de contenção do avanço do mar nas praias do Janga e Pau Amarelo. A implantação do bagwall – técnica empregada pela primeira vez em Pernambuco – conseguiu estancar a problemática da erosão costeira, que coloca em risco o patrimônio público e privado ao longo da orla. A solução de engenharia, semelhante a uma arquibancada, também provocou a engorda natural da faixa de areia. Os projetos foram orçados em R$ 28 milhões.