PAULISTA > Notícias > No Paulista, “Semana do Meio Ambiente” alerta para a importância da manutenção da biodiversidade

Meio Ambiente | 03/06/2019

No município do Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), a “Semana do Meio Ambiente” começou com uma programação repleta de atividades para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da conservação da biodiversidade. Serão quatro dias de movimentação, onde estão previstas ações educativas, exposição e venda de orquídeas, plantio de mudas e muito mais.

Durante a cerimônia que marcou o início das atividades, o sec. executivo de Meio Ambiente do Paulista, Dimitri Teles, falou sobre o que a população pode esperar da iniciativa. “Planejamos uma semana repleta de atrações. Vamos ter espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e agroecológica do município. Na quinta-feira (06), estaremos recebendo em nossa secretaria, animais silvestres que são criados ilegalmente. Vamos receber e encaminhar esses animais aos órgãos do Governo do Estado que cuidam e dão o destino adequado a cada tipo de espécie, como o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)”, adiantou o secretário.

Para realizar a “Semana do Meio Ambiente”, a Prefeitura do Paulista está contando com o apoio de uma série de entidades parceiras, como o Instituto Chico Mendes, a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Centro de Educação e Formação em Medicina Popular (CEFOMP), entre outros.

Um dos representantes da CIPOMA, o Capitão Rildo, comentou como a entidade atua nos municípios. “A CIPOMA atua por meio de convênios. Quando acionados, agimos para combater o desmatamento, maus tratos e a caça ilegal de animais, as ocupações irregulares, entre outras situações”, afirmou o PM.

Os alunos da Escola Municipal Manoel Gonçalves estiveram no Centro Administrativo do Paulista para prestigiar o primeiro dia de ação. Os estudantes ficaram encantados com a oficina de compostagem, processo de transformação de matéria orgânica, em adubo orgânico. A coordenadora técnica da SEMA, Elisa Alves, falou sobre a facilidade que é realizar a compostagem em casa.

“Qualquer pessoa pode fazer a compostagem em casa, utilizando resíduos orgânicos. É necessário apenas de restos de frutas, de alimentos, de materiais orgânicos. Esse é um assunto muito interessante, por isso, incluímos uma oficina na programação para explicar direitinho como conseguir realizar a compostagem em casa, ocupando pouco espaço e de forma bem tranquila”, finalizou.

A programação seguiu durante toda a tarde e contou com a visita de novos grupos de alunos da rede municipal. Na ocasião também foi realizada uma dinâmica com animadores da Compesa, que alertou o público sobre a importância do consumo consciente da água.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrado no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar ao público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciar o cuidado com o mundo.