PAULISTA > Notícias > Programa crescer saudável contempla cerca de três mil crianças na prevenção contra a obesidade

Saúde | 03/06/2019

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em todo o mundo são 38 milhões de crianças de até cinco anos com excesso de peso. Como nesta segunda-feira (3), é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, a Prefeitura do Paulista através das secretarias de Saúde e de Educação desenvolvem um programa na rede municipal de ensino voltado para combate  esse tipo de problema.

O Crescer Saudável implantado no município desde o ano passado, tem o objetivo de garantir uma vida mais saudável através de uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.  Atualmente a iniciativa contempla mais de vinte e cinco escolas municipais, três creches e cerca de três mil crianças de zero a 10 anos.

“A prevenção da obesidade infantil está sendo tratada como agenda prioritária no município. As crianças estão sendo cuidadas com a inserção de prática de atividade física e orientação alimentarem nas escolas visando o combate ao sedentarismo e orientado e estimulado para escolhas de alimentos saudáveis”, comentou Nancy Aguiar, a coordenadora de Nutrição do Paulista.

Vale lembrar que os hábitos alimentares das crianças são formados ainda na barriga da mãe e se estendem nos primeiros anos de vida. Para evitar que se tornem adultos com excesso de peso (obesos ou com sobrepeso), os pais devem contribuir para que seus filhos tenham uma alimentação adequada e saudável. Também a prática de atividades físicas é fundamental para todas as etapas do desenvolvimento infantil, auxiliando no tratamento ou prevenindo à obesidade nesta fase da vida.