PAULISTA > Notícias > Programa Educar pra Valer vai beneficiar estudantes e professores do Paulista em 2019

Educação | 17/12/2018

O município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foi selecionado para participar do Programa Educar pra Valer em 2019. A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Lemann, visa melhorar os indicadores da educação pública nos municípios, tendo como base as experiências exitosas da cidade de Sobral, no Estado do Ceará. No próximo mês de fevereiro, gestores do Paulista vão visitar a cidade cearense para conhecer melhor o programa e definir quando a novidade terá início na rede local de ensino.

O Programa Educar pra Valer atua na formação da equipe técnica e de professores das cidades selecionadas, possibilitando que alunos matriculados no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º séries dos Anos Iniciais) sejam beneficiados diretamente, já que passam a contar com profissionais ainda mais capacitados nas salas de aula.

Como Paulista havia selado uma parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), por meio do programa Qualiescola, que já contempla alunos e educadores dos 4º e 5º anos, a Secretaria de Educação da cidade passa a beneficiar todos os anos do Ensino Fundamental Etapa I, ou seja, do 1º ao 5º ano. Algo que nunca se viu na cidade, especialmente, por se tratar de programas inovadores e com parceiros reconhecidos nacionalmente.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, comemorou a novidade para 2019.  “Estamos felizes com mais essa boa notícia para o próximo ano letivo. Acreditamos que a seleção do nosso município começou lá atrás, quando estive com o secretário-executivo Emanuel Souto na Fundação Lemann, e juntos discutimos um projeto para a nossa realidade. Isso tudo aliado ao êxito da parceria com o IQE e a interlocução do secretário de Educação de PE, Fred Amâncio, que tem sido um parceiro permanente. Esperamos avançar ainda mais agora, principalmente, depois dessa nova parceria que está surgindo”, frisou.

FUNDAÇÃO LEMANN - Há 15 anos, trabalha por uma educação pública de qualidade para todos e apoia pessoas e organizações que dedicam suas vidas a solucionar os principais desafios sociais do Brasil. É uma organização familiar, sem fins lucrativos, e atua sempre em parceria com Governos e outras entidades da sociedade civil, de maneira plural, inclusiva e buscando caminhos que funcionam na escala dos desafios do Brasil.