PAULISTA > Notícias > Paulista promove evento em comemoração ao Dia internacional do Portador de Deficiência

Políticas Sociais | 03/12/2018

Nesta segunda-feira (03.12) é comemorado o Dia Internacional do Portador de Deficiência, em alusão a essa data a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista promoveu nesta manhã, uma oficina para os funcionários das secretarias municipais que trabalham com atendimento a esses usuários, para poderem tirar suas dúvidas e conseguir oferecer uma recepção com mais qualidade.

O evento aconteceu na sede da secretaria e teve a participação do Consultor de Acessibilidade e Inclusão, Manuel Aguiar, que trouxe como tema: “Convivendo com as diferenças e suas singularidades”, o momento serviu para o público compartilhar e vivenciar situações corriqueiras em seus setores e tirar dúvidas.

Segundo o profissional, esse evento traz reflexões que contribui para o amadurecimento das pessoas. “Quero agradecer o convite de poder participar dessa oficina. Com certeza deve ter contribuído para melhorar a convivência e a interações das pessoas com o público com necessidades específicas”, afirmou Manuel Aguiar.

No município do Paulista, as pessoas portadoras de deficiência têm garantido o acesso a diversos benefícios: Cartão Vem Livre Acesso, Cartão de Estacionamento Especial para Pessoas com Deficiência, Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Para acessar estes benefícios, basta procurar as Secretarias de Políticas Sociais e Esportes e de Mobilidade e Administração das Regionais que ficam localizadas na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, Maranguape I, das 07h30 às 16h e apresentar o RG, CPF, laudo médico atualizado particular ou do SUS especificando a deficiência e comprovante de residência, original e cópias.

Luciene Martins, 50 anos, do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Cidade do Paulista (Comid), uma das responsáveis pelo evento ressaltou que o município além de oferecer esses benefícios tem desempenhado outras ações para promover a inclusão.

“Estamos constatando que vem avançando as politicas públicas de assistência no município, principalmente através das secretarias de Políticas Sociais e da Educação. A atenção nessas secretarias para as pessoas portadoras com deficiência terem seu lugar de direito”, destacou Luciene.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa esteve presente no local e agradeceu a presença de todos, destacando a importância da iniciativa. “Quero ressaltar que esse evento é importante porque mostra que estamos avançando na área da inclusão, e orientando e tirando as dúvidas dos funcionários que passam a oferecer um atendimento com mais qualidade para esse público”, finalizou.