PAULISTA > Notícias > No Dia do Professor, educador do Paulista pode se classificar à final de prêmio nacional de Educação

Educação | 11/10/2018

Na próxima segunda-feira (15.10) é comemorado o Dia do Professor. A Prefeitura do Paulista presta uma homenagem a todos os educadores do município através da história do professor de Língua Portuguesa Gláucio Ramos Gomes. O docente criou o projeto “Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivro para estudantes cegos.

Com este trabalho, o professor venceu a etapa estadual do 11º Prêmio Professores do Brasil (PPB), promovido pelo Ministério da Educação. A iniciativa destaca o trabalho de educadores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula das escolas públicas do País.

O projeto criado pelo professor de Língua Portuguesa foi vivenciado com estudantes do 7º ano da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, no bairro da Vila Torres Galvão. Lecionando na unidade de ensino, ele percebeu que muitos alunos não tinham interesse pela leitura, por isso, decidiu mudar a dinâmica, propondo que a garotada aperfeiçoasse a leitura oral para que eles pudessem ler contos e fábulas para estudantes com deficiência visual.

A ideia caiu no gosto dos alunos. Cada um fez questão de participar da iniciativa e colocar em prática o aprendizado. O projeto conseguiu fazer com que os alunos tivessem mais interesse pelos gêneros literários, qualificando a leitura deles em vários aspectos e possibilitando a criação do audiolivro.

“Estou muito feliz pelo resultado alcançado com os estudantes. Isso nos mostra que o nosso projeto conseguiu associar bem a prática da leitura, da interpretação, do teatro, o que possibilitou a criação do audiolivro. O melhor é que tudo isso foi feito com a participação do alunado e pensando para os próprios colegas estudantes, em especial, os que possuem a deficiência visual”, frisou Gláucio Ramos, que também atua na Secretaria de Educação da cidade.

Em Pernambuco, seis projetos venceram a fase estadual do prêmio, incluindo o do professor Gláucio. O resultado também selecionou projetos que se destacaram. O PPB ainda conta com outras duas etapas: regional e nacional. Nesta segunda-feira (15.10), o projeto do professor Gláucio Ramos Gomes pode ser indicado para a Etapa Regional do 11º Prêmio Professores do Brasil (PPB). O resultado será divulgado ao longo do dia.