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Direitos Humanos/Cidadania | 22/08/2018

Saiba como funciona o serviço do Disque Direitos Humanos (Disque 100)

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Considerado o “pronto socorro” dos direitos humanos, o serviço do Disque 100, que faz parte do Ministério dos Direitos Humanos, recebe denúncias de situações graves de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. 

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos: crianças e adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, pessoas com restrição de liberdade, LGBT, pessoas em situação de rua, discriminação ética ou racial, trabalho escravo, dentre outros.

As denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos


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