Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Brincadeiras antigas para crianças atuais é uma verdadeira viagem no tempo

Cultura | 09/08/2018

Brincadeiras antigas para crianças atuais é uma verdadeira viagem no tempo

Compartilhe esta notícia:

“Brincadeira de criança, como é bom, como é bom. Trago ainda na lembrança, como é bom, como é bom...”, já dizia um trecho de uma letra bastante conhecida do Grupo Molejo. Se tem uma coisa que a geração atual de crianças e adolescentes não conhece, são as brincadeiras que seus pais e avós curtiam antigamente, e que hoje só existe nas lembranças mais nostálgicas das crianças do ontem. 


Em tempos de novas tecnologias, está cada vez mais difícil de ver as tradicionais brincadeiras como empinar papagaio, bola de gude, pião, amarelinha, pular corda, além de pega-pega, esconde esconde, queimado, dentre outras. No entanto, é inegável hoje em dia, ainda sobrevivem algumas atividades como jogar bola, voleibol, e outros esportes.


Para os pais que sentem saudade dessas brincadeiras que a geração atual das crianças conectadas não demonstra interesse, já que nasceram em uma época em que tudo é virtual, sejam por consoles, aplicativos de celular, tabletes ou outros gadgets (dispositivos eletrônicos de última geração), fica a dica para que estes pais dediquem um momento para uma programação especial com seus filhos, resgatando essas brincadeiras de antigamente. 


Para ajudar nessa pequena volta ao passado, listamos aqui algumas sugestões para incentivar essa interação dos pequenos com as brincadeiras de um passado não muito distante:


Pipa, papagaio, chalopa, tremendão - Todas essas derivações consistem em montar um brinquedo utilizando papel, varetas com palha de coqueiro, e linha. Em uma área ventilada e aberta, longe de fiação ou estradas, a diversão fica por conta de suspender no ar as pipas, fazendo malabarismos, “debicando” (como são chamados os movimentos feitos nas linhas para serem reproduzidos nas próprias pipas). 


Pião - Esta é uma das mais antigas brincadeiras, pois existiam desde o ano de 4.000 A.C.. Entre as crianças da geração Y (nascidos entre 1960 e 1980), essa brincadeira era uma verdadeira febre e consistia em enrolar um pião de madeira em um barbante, e o arremessar ao chão com muita força, e assim o brinquedo de madeira, que tem uma ponta metálica gira sem parar em um determinado ponto demarcado no chão. Os mais exibidos ainda tinha a habilidade de pegar esse peão e manter o movimento giratório na própria mão. 


Pega pega - Outra brincadeira muito conhecida é a do pega pega. Não existe quantidade máxima para o número de participantes, e a rua ficava repleta de crianças correndo de um lado para outro, nessa brincadeira que consiste em evitar ser apanhado por meio do toque, para não se tornar o pegador. 


Esconde esconde - Essa brincadeira também é muito simples. Enquanto uma pessoa começa uma contagem numérica, encostada em uma parede ou muro para não ver a movimentação dos colegas, as demais se escondem em qualquer lugar que vier à mente. Ao final da contagem, esta criança que ficou de procurar os coleguinhas sai e cada vez que encontra alguém ela volta ao lugar da contagem e grita “batida fulano”, e vai assim até encontrar todos eles. Se não vier ninguém para fazer a batida salve todos antes de ele terminar de localizar, o primeiro encontrado será o próximo a contar para procurar os demais.


E não para por aí - se a gente for enumerar existem muitas outras brincadeiras que deixariam esse artigo extenso. O que vale é pegar uma dessas brincadeiras e estimular a garotada a deixar a internet e os smartphones um pouco de lado e interagir com os familiares e amigos. Então é isso, pessoal. Escolha sua brincadeira de antigamente e boa diversão com a criançada neste Dia dos Pais.


Imagens:

Compartilhe: