PAULISTA > Notícias > Paulista alcança patamar de destaque com realização de torneio de futebol feminino envolvendo times do NE

Esportes | 18/07/2018

O município do Paulista, na Região Metropolitana, vem se consolidando a cada dia como uma referência pelos investimentos realizados na área esportiva. O destaque da vez é a Taça Cidade do Paulista de Futebol Feminino do Nordeste, que começou a ser disputada nesta quarta-feira (18.07), contando com 24 equipes de todos os estados da região. O primeiro dia da competição foi movimentado, tendo, inclusive, partida de abertura, coletiva de imprensa e congresso técnico.

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, e a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Bianca P. Alves, participaram de todos os três momentos. O torneio esportivo é fruto da parceria entre os governos municipal e federal. A competição, que segue até o dia 30 desse mês, conta também com o envolvimento da Federação PE de Futebol.

Ciente da importância dessa competição em vários aspectos, o prefeito Junior Matuto disse que o governo municipal está empenhado em ajudar o segmento feminino também através do esporte. Ele reforçou que o trabalho bem feito nessa área tem colocado a gestão municipal num patamar onde as pessoas começam a olhar o esporte de uma forma diferente dentro e fora da cidade.

“O futebol feminino precisa se expandir não apenas em Paulista, mas no Brasil como um todo. Afinal, essa é uma modalidade de inclusão, de quebra de preconceitos, e, sobretudo, de empoderamento da mulher. Por isso, decidimos trazer essa competição pra Paulista, agora também envolvendo outras prefeituras. Tenho certeza que o evento será um sucesso. Vamos buscar mais recursos para ampliar esse tipo de ação” frisou, após fazer um balanço do que já foi feito na área esportiva.

Além de Paulista, os jogos vão acontecer em outras cidades, como Recife, Olinda, São Lourenço da Mata, Limoeiro e Feira Nova. Ao todo, 600 profissionais de diversas áreas estão envolvidos na realização do torneio, que conta com aproximadamente 500 atletas dos nove estados do Nordeste. Times como América/Paulista, Sport Recife, Náutico, Vitória, Ceará, CSA, Canindé, Viana, UDA, entre outros, marcam presença no evento esportivo.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, fez questão de dizer que Paulista está deixando um legado muito positivo na questão do esporte. “Por determinação do nosso prefeito Junior Matuto estamos investindo nesse setor com diversas ações. Já fizemos muitas coisas boas. Mas essa competição em especial mostra o quanto estamos também focados em promover o futebol feminino. Queremos fortalecer essas equipes, mas, sobretudo, a modalidade porque entendemos que dessa forma estaremos colaborando com a vida de muitas mulheres”, explicou.

O diretor de Competições da Federação de Futebol de Pernambuco, Murilo Falcão, destacou como vai funcionar o torneio. “Os 24 times participantes da competição estão divididos em quatro grupos com seis clubes cada um. Na fase de classificação, as equipes se enfrentam entre si e se classificam as quatro com mais pontos. Ficarão apenas 16 times. As quartas de final, as semifinais e a final serão disputadas jogo a jogo, como ocorreu na Copa do Mundo”, frisou.

Feliz em poder participar da abertura de um evento como este, a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, disse que essa competição vai além das perspectivas esportivas. “Hoje Paulista mostra mais uma vez que está saindo na frente quando o assunto é esporte e política de gênero. E com esse torneio, o município mostra que para enfrentar à violência contra a mulher, por exemplo, é preciso mudar cultura. E esse torneio esportivo vai proporcionar isso”, afirmou.

RESULTADO NEGATIVO – A equipe que representa o município, o América/Paulista, perdeu a partida de estréia da competição nesta quarta-feira (18), no Estádio Ademir Cunha. O time do técnico Paulo Junior foi derrotado pelo placar de 2x0 contra o Kashima, do estado da Paraíba. Nesta quinta-feira (19), diversos jogos completam a rodada, entre eles: Uda x Cruzeiro; Ceará x Canindé; Vitória x CSA; e Náutico x Jiquié. A tabela pode ser conferida pelo site da Federação Pernambucana de Futebol – www.fpf-pe.com.br.