PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista inicia cadastramento do Transporte Escolar

Mobilidade/Trânsito | 16/07/2018

Prefeitura do Paulista inicia cadastramento do Transporte Escolar

A Prefeitura do Paulista iniciou, nesta segunda-feira (16.07), o cadastramento anual dos veículos e permissionários que realizam o transporte escolar pela cidade. A iniciativa atende a uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro, que orienta os municípios a realizarem o controle da categoria.

Atualmente, 126 profissionais possuem autorização do Detran-PE para transportar estudantes no Paulista. Com o cadastramento, o município passará a acompanhar de perto o serviço que vem sendo realizado, para estimular um transporte legal, seguro e de qualidade aos condutores e usuários.

“O transporte escolar é um transporte remunerado de passageiros, que deve ser realizado por veículos inseridos na categoria de aluguel. Hoje, Paulista entra no time dos 10 municípios pernambucanos que se preocupam em fiscalizar de perto a execução do serviço, isso é muito importante”, frisou José Bezerra, assessor da presidência do sindicato do transporte escolar de Pernambuco.

Os profissionais que realizarem o procedimento receberão um Termo de Credenciamento da Prefeitura, mediante ofício solicitando a mudança de categoria do automóvel de particular para aluguel. Essa mudança assegura alguns privilégios aos condutores, como a isenção no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e descontos na aquisição de futuros veículos.

O diretor de transportes do Paulista, Alessandro Rodrigues, salientou a importância da participação do município para o desenvolvimento de um trabalho seguro. “Desejamos que os pais coloquem seus filhos em veículos que ofereçam comodidade, e acima de tudo segurança. Não tenho dúvidas de que esse novo ciclo trará benefícios para todas as partes envolvidas”, destacou o gestor.

Já o permissionário, Washington Willian Magalhães de França, não perdeu tempo. Ele foi um dos 30 permissionários que se regularizaram junto ao município logo no primeiro dia. “Atuo em Paulista há 15 anos e vejo essa nova etapa para a prestação do serviço como algo positivo. Quem atua dentro da legalidade não terá problemas”, concluiu.

O cadastramento está sendo realizado na sede da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, que fica localizada na Rua Campo Grande s/n, Aurora, por trás do estádio Ademir Cunha. O atendimento vai de segunda a sexta feira, das 08h às 13h.

Confira abaixo o período e documentos necessários para se regularizar junto ao município:

Período: 16/07/2018 a 03/08/2018

Documentos:

- Carteira Nacional de Habilitação na categoria D (documento original ou cópia autenticada);

- Comprovante de Residência da Cidade do Paulista;

- Certificado GNV, caso o veículo possua gás natural;

- Certidão de quitação eleitoral;

- Certidão Estadual e Federal de Antecedentes Criminais;

- 02 fotos 3x4 recente;

- CRLV;

- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário do veículo;

- Último laudo de credenciamento e vistoria emitido pelo Detran-PE