PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista participa de monitoramento de Segurança Pública na SDS

Segurança e Mobilidade | 29/06/2018

Prefeitura do Paulista participa de monitoramento de Segurança Pública na SDS

A segurança pública do município do Paulista foi tema de um encontro realizado na tarde desta quinta-feira (28), na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado de Pernambuco. Na ocasião, o titular da pasta, Antônio de Pádua recebeu o Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar.

Os gestores aproveitaram o momento para avaliar a atual situação do município, com o auxílio dos dados repassados pela Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE) da SDS. Também foi discutida a implantação de novas políticas de prevenção que continuem favorecendo o combate à criminalidade na região, além de iniciativas que colaborem com a qualificação da Guarda Municipal.

Outro tema relevante abordado na reunião foi à criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que visa reunir os órgãos de segurança pública, como a polícia federal e estadual, as secretarias de segurança e as guardas municipais, para que atuem de forma integrada, sistêmica e harmônica.

“Os municípios precisam contribuir ativamente na busca pela diminuição dos índices de crimes violentos letais e dos crimes contra o patrimônio. Por isso é necessário que exista essa interação constante entre os gestores de segurança, para trocar ideias e experiências e pôr em prática às ações que visam à proteção cidadã”, enfatizou Manoel Alencar que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS).

O gestor municipal aproveitou a ocasião para convidar os participantes da reunião para a solenidade de entrega dos certificados dos estudantes integrantes do Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROED) no Paulista. O evento acontece na próxima terça feira (03.07), à 09h, na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes, em Paratibe/Paulista.

Também estiveram presentes na reunião, o Secretário de Segurança Urbana de Olinda, Cel Pereira Neto; o Secretário de Defesa Social de Ipojuca, George do Rêgo Barros; o Gestor de Segurança Pública do Recife, Murilo Cavalcanti; e o Secretário de Segurança de Igarassu, André Vinícius Milano.