PAULISTA > Notícias > No Paulista, plantio de mudas marca início da Semana Mundial do Meio Ambiente

Meio Ambiente | 05/06/2018

No Paulista, plantio de mudas marca início da Semana Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura do Paulista realizou na manhã desta terça-feira (05.06) o plantio de 140 mudas frutíferas no Clube do Nobre. A iniciativa, que foi coordenada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, contou com a participação de alunos da Escola Municipal Susie Régis e da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Professora Amarina Simões.

A atividade extraclasse proporcionou um momento de reflexão para a criançada, que pôde entender mais sobre a importância da valorização e preservação do meio ambiente. Antes do plantio, o assessor do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, Murilo Chagas, destacou a importância da iniciativa.

”Uma empresa de engenharia decidiu investir em nosso município para realizar um processo construtivo. Então tivemos que suprimir algumas árvores para firmar o contrato. O detalhe é que o licenciamento só permite a supressão vegetal com a compensação. Por isso estamos aqui hoje, direcionando essa reposição aos espaços públicos”, afirmou.

Não é de hoje que a rede municipal de ensino envolve os alunos em projetos de outras secretarias. De acordo com a gerente de Articulação Comunitária da Educação, Valdenize Honório, essas parcerias têm sido bastante produtivas para a grade curricular da criançada. “Entendemos que a escola possui um grande papel para preparar os jovens a ajudar na manutenção dos elementos que temos na natureza. Não podemos desvincular educação ambiental, da educação escolar”, reforçou.

Já a analista ambiental da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Erika Melo, comentou um pouco sobre as árvores que foram inseridas no Clube Municipal. “Plantamos aqui hoje espécies nativas da mata atlântica, como pitanga e cajá. Tudo com a participação dos alunos, no intuito de transforma-los em agentes de preservação. É importante destacar que a educação ambiental começa em casa e é reforçada na escola. Só assim ela perdura pela vida inteira”, salientou.