PAULISTA > Notícias > Paulista realiza ação de demolição para liberar calçada em Maranguape II

Desenvolvimento Urbano | 04/05/2018

Paulista realiza ação de demolição para liberar calçada em Maranguape II

Uma ação conjunta envolvendo três secretarias municipais resultou nesta sexta-feira (04.05) na demolição de construções irregulares no bairro de Maranguape II, em Paulista. Uma garagem e um muro de uma casa e uma serralharia que ocupavam a calçada da Rua 25, ao lado da Escola Estadual Dr. Luiz Cabral de Melo, foram alvo da ação. As estruturas de alvenaria foram demolidas por homens das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Mobilidade e Administração das Regionais. O trabalho foi respaldado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A ação de demolição só ocorreu após o cumprimento de todas as etapas e prazos legais. Como não houve acordo com os proprietários, o caso chegou ao MPPE, que recomendou a demolição das estruturas, com alegação de falta da mobilidade na área já que o passeio público estava totalmente ocupado, obrigando os pedestres a usar a própria via para caminhar na localidade.

Um dos moradores da área, que não quis se identificar, o motorista R.S., 32 anos, disse que essa demolição já era esperada por todos. “Tanto o muro e a garagem quanto a serralharia estavam atrapalhando o ir e vir de quem mora por aqui. A gente já esperava que essas duas estruturas fossem retiradas e hoje chegou o grande dia”, comemorou o jovem.

Todo o material recolhido na serralharia antes da operação foi encaminhado ao depósito municipal, podendo ser retirado pelo proprietário a qualquer momento. O município também se colocou à disposição para deixar os equipamentos num endereço dado pelo proprietário, mas ele não sugeriu nenhum.

O serviço de demolição contou com o apoio de uma retroescavadeira, um caminhão carroceria e outro do tipo munck. A ação, que também contou com técnicos da Secretaria Executiva de Serviços Públicos e policiais militares do 17º BPM, teve um efetivo geral de 15 profissionais