PAULISTA > Notícias > Implantação de novas viaturas da Patrulha Escolar no município do Paulista é tema de discussão na SDS

Segurança e Mobilidade | 28/03/2018

Na manhã desta segunda-feira (26.03), o secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, participou de uma reunião na sede da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado, para tratar da implantação de novas viaturas da “Patrulha Escolar” na rede pública de ensino do Paulista.

O objetivo do gestor é garantir o aumento da sensação de segurança nas instituições de educação, aproximando o policia militar da comunidade escolar. “Não tenho dúvidas de que essa parceria entre as secretarias de Segurança e Educação com a PM será muito proveitosa para todos nós”, salientou Alencar.

Esse programa é uma união entre a polícia e as unidades de ensino, com a finalidade de reduzir a violência e a criminalidade no ambiente educacional. Seu foco está na prevenção, em segundo plano fica a repressão aos crimes e atos infracionais. “Estamos em busca de reforçar a paz e a harmonia nas escolas. Para isso, o município se comprometeu em custear duas viaturas da Patrulha Escolar, enquanto o Governo do Estado ficará encarregado de financiar outras duas”, afirmou o secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Jr, também presente na reunião.

Tem sido uma grande preocupação da atual gestão, o investimento no trabalho preventivo nas unidades de ensino. Ainda no ano passado, o Programa Educacional de Resistência as Drogas atendeu um bom número de estudantes matriculados nas redes públicas do Paulista, e em 2018, o trabalho continua forte, com o atendimento a 16 escolas. Ao todo, 1600 alunos serão beneficiados com essa iniciativa.

O encontro ainda contou com a participação do Dr. Humberto Freire, secretário-executivo de Defesa Social e Segurança Pública de Pernambuco, e do Major Fábio.