PAULISTA > Notícias > Hit da Mc Loma inspira criação de paródia no Dia Mundial da Água

Educação | 22/03/2018

Hit da Mc Loma inspira criação de paródia no Dia Mundial da Água

Considerado o hit do Carnaval, o brega-funk “Envolvimento” da Mc Loma serviu de mote para os alunos da Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro do Paulista, elaborarem uma paródia durante as atividades pedagógicas do Dia Mundial da Água. Os estudantes da fase IV do EJA fizeram uma letra que faz uma reflexão sobre a necessidade de evitar o desperdício desse mineral tão precioso para a humanidade.

A música, composta pelo aluno Fábio Nascimento de Souza, 15 anos, foi apresentada nesta quinta-feira (22.03) na aula de ciências. “Essa canção tem uma batida diferente que envolve todo mundo. Aproveitei esse detalhe para fazer a paródia que fala sobre a água. Acho que todos gostaram”, comentou o estudante, que disse não ter o costume de escrever paródias.

A professora da disciplina, Fátima Freire, que possui 28 anos na rede municipal, estava feliz pelo êxito da atividade com os alunos. “Essa é um momento de aprendizagem muito importante porque os estudantes conseguem assimilar bem esse conteúdo tão relevante que trata da água. E o melhor é que esse conteúdo não se limita apenas à celebração da data. Ao longo do ano sempre trabalhamos com os alunos esses assuntos tão importantes”, salientou.

Além da paródia, os alunos também fizeram cartazes com dicas de como evitar o desperdício da água. O coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Inaldo Freire, destacou que toda a rede municipal de ensino vivenciou esse tipo de atividade. “O Brasil é detentor de 15% da água doce existente no planeta. Isso é extremamente relevante para todos nós, por isso, precisamos mostrar aos nossos alunos que é muito importante economizar e cuidar dos mananciais”, disse.

Confira a letra da paródia:

A água vou economizar

Se a água acabar me desespero de uma vez,

Dar vida ao planeta e mata a sede de vocês (2x)

Esse ano é diferente a água eu vou economizar,

Economiza, economiza, se não vai acabar (3x)

Não precisa ameaçar, muito menos obrigar,

Vou juntar, reservar, para no deserto não ficar (3x)

O nosso bonde é sinistro vem cá que eu vou te ensinar,

A usar, a guardar e a economizar (5x)

E aí “fessora” vamos beber água para hidratar.

Vai, economiza!