PAULISTA > Notícias > Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre acuidade visual do Programa Olhar Paulista

Saúde | 22/03/2018

Agentes de Saúde do Paulista participaram nesta quinta-feira (22.03) de mais uma reciclagem sobre acuidade visual para os estudantes da rede municipal de ensino. Os profissionais da área receberam orientações, técnicas e informações sobre como realizar exames de triagem de vista e acuidade visual. O encontro aconteceu no Centro de Visão de Pernambuco (CEVIPE), que funciona na Rua Milton de Souza Lopes, 206, Centro, Paulista.

O intuito da iniciativa é preparar e dar continuidade a formação dos agentes de Saúde e os profissionais das escolas, para que eles possam auxiliar nos serviços de triagem do Programa Olhar Paulista, dentro das instituições. A ação também favorece o desenvolvimento escolar dos alunos, melhorando o rendimento deles e evitando a evasão nas salas de aula.

A coordenadora de Saúde nas Escolas do Paulista, Rúbia Santana Simões, comentou sobre a importância da capacitação para os agentes. “Estamos hoje realizando uma reciclagem para os profissionais de saúde escolar, que vai ajudar bastante no auxilio de triagem nas escolas. Caso seja notada alguma dificuldade na visão dos alunos, os mesmos serão encaminhados para uma consulta oftalmológica”, concluiu.

OLHAR PAULISTA - O programa, que foi implantado no município há dois anos, beneficia cerca de 10 mil alunos da rede municipal, com idades entre seis e 12 anos. O trabalho, que é resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com o CEVIPE, permite que esses jovens passem por um processo de triagem, realizem exames oftalmológicos e recebam óculos, tudo isso gratuitamente. Os beneficiados poderão escolher entre quatro tipos de armação.