PAULISTA > Notícias > Juventude do Paulista participa da 1ª Marcha da Consciência Negra

Educação | 22/11/2017

Juventude do Paulista participa da 1ª Marcha da Consciência Negra

Em busca de continuar lutando pelos direitos da igualdade racial, a juventude do Paulista participou da 1ª Marcha da Consciência Negra na cidade. A concentração da caminhada aconteceu em frente à Prefeitura, nesta terça-feira (21.11) e reuniu alunos da rede de ensino municipal e estadual. A ação foi coordenada pela Secretaria de Educação do Paulista.

Antes de dar inicio à caminhada, os estudantes entregaram uma carta, que apresentava demandas de politicas públicas para os negros, à Deputada Estadual Laura Gomes. A animação do evento ficou por conta dos estudantes da Escola Municipal Susie Régis, que fazem parte do Grupo Atos de Resgate, coordenado pela gestora da escola, Valdenize Honório, eles tocaram percussão, enquanto o batuqueiro Ni do Brow cantava.

A gestão do prefeito Júnior Matuto reafirma que Paulista é terra de quilombo e institucionalizou o decreto lei do dia da consciência negra.  A educação municipal tem trabalhado fortemente esses conteúdos nas salas de aula.  Trabalharmos esses temas dentro das escolas é fundamental, para levar uma consciência para os nossos alunos com pretensão de acabar com qualquer tipo de preconceito e racismo, assim como valorizar a cultura negra, pela contribuição que eles deram e vem compartilhando com o país”, exemplificou Carlos Júnior, o Secretário Municipal de Educação.

O final do evento aconteceu no Ecoparque das paineiras e foi marcado pelo ato simbólico da plantação de azeitona roxa, feito por estudantes em homenagem aos negros, vítimas de homicídio. O evento contou também com a participação de estudantes do município de  Timbaúba,  do vereador e presidente da câmara Fábio Barros.