PAULISTA > Notícias > Paulista realiza VIII Conferência Municipal de Saúde

Saúde | 19/10/2017

Paulista realiza VIII Conferência Municipal de Saúde

Com o intuito de discutir as propostas elaboradas durante as Pré-Conferências municipais e que vão compor o novo plano de saúde nos próximos três anos da gestão Junior Matuto e em mais um ano da nova gestão, a Secretaria de Saúde do Paulista deu inicio nesta quinta-feira (19.10), a VIII Conferência Municipal de Saúde. A abertura do evento, que aconteceu na Faculdade Joaquim Nabuco, contou com a apresentação cultural “SUS, uma conquista popular”, realizada pelos usuários do CAPS Elaine Aguiar.

“Esse é o momento em que nós, junto à população, temos para planejar e construir a saúde do município. O povo tem a oportunidade de demonstrar seus interesses e sugestões, para que a partir disso, todos nós possamos trabalhar em conjunto”, explicou a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.

O prefeito Junior Matuto destacou o principal objetivo da conferência. “O intuito da nossa gestão é justamente esse, destacar a participação popular, e fazer com que todos possam discutir propostas que serão executadas com a máxima cooperação possível”, ressaltou.

Durante o encontro, o médico Carlos Agra recebeu uma homenagem pelo serviço prestado no município. A programação seguiu com abordagens sobre o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde e também com um experimento do livro “O SUS como eu faço, como eu vejo: o cuidado pelo veio da poesia”. O evento deste ano traz o tema: SUS: fortalecer sempre, retroceder jamais”. A ação, que é coordenada pela Secretária de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, segue até este sábado (21.10).

Sexta-feira (20.10)

08h às 10h30 – Continuação do Credenciamento para os retardatários.

08h30 - Leitura e Aprovação do Regimento Coordenação: Ramos França Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde do Paulista Relatoria: Danielle Leite Diretora de Planejamento.

09h30 – Mesa 2: Financiamento no Sistema Único de Saúde Coordenação: Edilene Santos Conselheira Municipal de Saúde do Paulista.

Relatoria: Jéssica Ramalho Diretora de Monitoramento Conferencista: Islandia Sousa Enfermeira Sanitarista, Doutora em Saúde Pública e Pesquisadora do Aggeu Magalhães - Fiocruz.

10h - Abertura para falas da Plenária.

10h30 – Mesa 3: Controle Social no Sistema Único de Saúde Coordenação: Inaldo Albuquerque Vice Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Paulista Relatoria: Tathiana Teles Superintendente de Planejamento e Gestão / Conselheira Municipal de Saúde Conferencista: Alexandre Magno Psicólogo e Psicanalista, técnico de Regulação do SUS da SES/PE e com experiência em controle social de saúde municipal, estadual e nacional.

11h - Abertura para falas da Plenária.

Sábado (21.10) Grupos Temáticos.

11h às 11h30 - Encaminhamentos e finalização dos Grupos Temáticos.

13h às 16h - Plenária Final.