PAULISTA > Notícias > Paulista entra na "Rota do Saber"

Educação | 19/10/2017

Paulista entra na "Rota do Saber"

O município do Paulista vai contar com mais uma ação para fortalecer a educação pública na cidade. Nesta quinta-feira (19.10), o prefeito Junior Matuto esteve na fábrica da Jeep, em Goiana, na  Mata Norte, para assinar o termo de adesão ao programa Rota do Saber. O convênio, formalizado com o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), vai viabilizar a qualificação de educadores da rede local de ensino que atuam Ensino Fundamental.

Ao longo dos próximos três anos, 180 professores e 62 gestores escolares serão beneficiados pela iniciativa. Com a formação desses profissionais, 4,2 mil estudantes do 4º e 5º anos também serão contemplados. “Esse é um programa estratégico para as nossas pretensões de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos certeza que a parceria da FCA e do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) vai nos ajudar a alcançar esse objetivo”, destacou o prefeito Junior Matuto.

O Rota do Saber começa com um amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. Este panorama orienta toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados - em cada escola, turma e estudante.

A metodologia é aplicada a partir da articulação de três componentes fundamentais: professor, pedagogia e pais. O programa trabalha para que os professores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito já testado, e engajem os pais no papel de co-educadores dos filhos.

Além da qualificação dos professores nas disciplinas de Português e Matemática e no método pedagógico, os diretores das unidades escolares recebem assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Jr, destacou que o programa tem tudo para dar certo no município. “Paulista possui uma equipe de educadores e da gestão muito comprometida com a educação. Não tenho dúvida que a nossa terra fértil vai dar bons frutos num futuro próximo. Já traçamos um planejamento estratégico, com prioridades e metas, e vamos juntos transformar esse setor tão importante para a formação de crianças, jovens e adultos”, destacou o gestor.

PLANTIO – Para simbolizar o nascimento de um projeto capaz de transformar o mundo, o grupo FCA convidou os seis prefeitos participantes do evento para plantar uma árvore na área externa da fábrica automobilística da Jeep. O prefeito Junior Matuto fez questão de ser um dos primeiros a fazer o plantio, cravando a muda na terra e molhar o solo para que ela se desenvolva. “Que na nossa cidade o Rota do Saber cresça como essa planta, transformando o mundo ao seu redor”, frisou o gestor municipal.