PAULISTA > Notícias > Projeto leva arte e cultura para jovens em situação de vulnerabilidade do Paulista

Educação | 07/07/2017

Levar arte e cultura para a sala de aula. Esses são os objetivos do Projeto Atos de Resgate, desenvolvido na Escola Municipal Susie Régis, que fica na Avenida São Bernardo, no bairro de Jaguarana, em Paulista. Jovens em situação em vulnerabilidade social participam de aulas de percussão e de capoeira. Uma forma de preencher o tempo livre com alguma atividade enriquecedora.

Há um ano, o projeto atende 40 crianças e jovens com idade entre 10 e 20 anos da comunidade com aulas sobre teoria musical, através de instrumentos reciclados. Após um período de aprendizado, os alunos colocam em prática e tocam os instrumentos como alfaia, abê, atabaque, pandeiro, entre outros.

Izadora Francisco, 11 anos, aluna do 6° ano do Ensino Fundamental, está no projeto há mais de um mês e toca abê. Com as aulas, ela disse que está deixando de ser tímida. “Estou me interessando mais pela cultura. Aprendendo um novo instrumento e a me comportando melhor”, disse.

Já o estudante Efraim Vidal, 13 anos, do 8° do Ensino Fundamental, se interessou pelo curso porque nas horas livres não tinha o que fazer. “Acho a experiência boa. Uma coisa nova para mim. Quem quiser tocar eu apoio”, enfatizou.

“Eu via muito talento aqui em Jaguarana. E por isso tive a ideia criar o projeto para que esses jovens tivessem uma oportunidade na vida. Com a música, eles resgataram a cidadania e o respeito entre si”, disse Nido Brown, educador.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Susie Régis, Valdenize Honório, já é possível perceber a mudança de comportamento dos alunos em sala de aula. “Têm melhorado a questão da disciplina, o relacionamento, a amizade, até o zelo pelo espaço escolar. A questão do vandalismo diminui muito. Passam a cuidar mais do local. É uma grande evolução na aprendizagem e na cidadania dessas crianças”, comemorou.

O Projeto Atos de Resgate está com inscrições abertas para quem mora no bairro da Jaguarana. As aulas acontecem nas quartas e sextas, no horário das 8h às 17h. Outras informações pelo telefone : 81 9.8340.4577