PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista seleciona vencedor para o Projeto Ler Bem estadual

Educação | 02/06/2017

Educação do Paulista seleciona vencedor para o Projeto Ler Bem estadual

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Paulista e a Associação Pernambucana dos Atacadistas (ASPA), chegou ao final, nesta sexta-feira (02.06), a seletiva municipal da 5ª Edição do Projeto “Ler Bem”. O evento contou com 45 alunos, cada um representando uma escola da rede municipal de Ensino do Paulista. O principal objetivo é difundir a prática da leitura nas escolas e selecionar o representante da cidade para participar da versão estadual do projeto. O evento aconteceu no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Educacional, Emanuel Souto, ressaltou a importância do evento, e explicou que neste ano existe um diferencial em relação aos anos anteriores. Ao todo, cerca de 2000 alunos da rede participaram desde o mês de março, quando iniciou as disputas. Atrelado a isso, 2017 está sendo um recorde ainda no número de escolas participantes.

“Esse projeto é voltado para o estímulo à leitura nas escolas da Rede Municipal e a ideia é que a gente possa, com essa ação, difundir a prática da leitura nas escolas da rede municipal, envolvendo professores e alunos. São 45 alunos mostrando todo o seu potencial. E outra coisa bem valiosa é que todos os alunos participantes de hoje estão sendo premiados com livros nesta etapa final”, disse Emanuel.

Para os três primeiros colocados, o prêmio foi de um tablet. Além disso, os respectivos professores também foram homenageados e premiados na ocasião. Dentre os finalistas do projeto, estava o estudante Leandro Cordeiro de Farias, de 9 anos. “Me sinto muito feliz, porque isso não é um projeto qualquer, ele é especial”, disse Leandro, que veio acompanhado pelos seus pais.

“Eu sinto orgulho, pois é um pedaço da gente. E um projeto desses é importante para as crianças. Incentiva a leitura e desenvolve o aprendizado. A dedicação de um aluno ao estudo é muito importante para o futuro dela, e importante para o futuro do município e até mesmo do Brasil, disse emocionado o guarda municipal Claudionor Pereira de Farias, de 48 anos, pai de Leandro.

A mãe de Leandro, a técnica em enfermagem Maria Luíza, de 49 anos,  disse estar bastante emocionada.  “Estou muito feliz, porque ele sempre foi dedicado e muito expressivo. Acredito que ele se saiu muito bem nesse projeto”, comentou. Uma das participantes da mesa que avaliou os estudantes é a professora e membro da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP), Bernadete Serpa Lopes. “Quando você lê, você se informa e armazena conhecimentos e você pode dar sua própria opinião. Então, quem lê raciocina e pensa melhor. Esse projeto é de suma importância para o município, porque sem a leitura a gente não é nada nessa vida”, concluiu Bernadete.