PAULISTA > Notícias > Encerramento do Fórum Comunitário de Prevenção à Violência e às Drogas reúne sociedade civil e órgãos de segurança no bairro do Nobre

Segurança e Mobilidade | 30/05/2017

Depois da realização de cinco encontros do Fórum Comunitário de Prevenção à Violência Contra a Juventude e às Drogas, foi realizado um evento de consolidação, nesta terça-feira (30.05), no auditório do Sindicato dos Servidores do Paulista (Sinsempa), no bairro do Nobre, no Centro do Paulista. Os fóruns foram realizados pela Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, com a participação de órgãos de segurança e da sociedade civil.

No encerramento, estiveram presentes representantes da Polícia Civil (delegada Maria da Conceição Tavares); Polícia Militar (major Ivson Amilcar); OAB Paulista (secretário adjunto Paulo Rodrigo); Conselho Tutelar (Antônio Tavares – Toinho); dentre outros.

De acordo com o secretário da pasta, Manoel Alencar, o fórum trará bons resultados no que se refere ao âmbito da segurança pública no município. “A gente consolida hoje e daqui a 15 dias criamos o plano Municipal de Segurança, que será assinado pelo prefeito e encaminhado para a Câmara dos Vereadores, para o Ministério Público, para o Poder Judiciário, Polícia Militar e Civil, e para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)”, explicou Manoel Alencar.

Ainda de acordo com Alencar, com o encerramento do fórum, o prefeito Junior Matuto institui o Conselho Gestor do Plano Municipal de Segurança, que contará com representantes da sociedade civil, governamental, Polícia Militar, Polícia Civil, a  Guarda Municipal e da  OAB de Paulista.

O sub-comandante do 17º BPM, major Ivson Amilcar, também participou do evento. Para ele, a importância maior desse tipo de evento, é a somatória da participação entre o poder público e a sociedade civil. “Temos a participação de todas as forças, todos preocupados, irmanados, para tentar buscar saídas ou soluções viáveis para a problemática da violência e o tráfico de drogas, que hoje assola não só o Estado de Pernambuco, mas até a Nação como um todo”, alertou o major.

FÓRUM

O Fórum Comunitário de Prevenção à Violência Contra a Juventude e às Drogas teve início no dia 31 de março de 2017. O primeiro evento ocorreu em Maranguape I. Os demais encontros foram realizados no Beira-Mar, no Janga; em Maranguape II; Jardim Paulista Baixo; e em Paratibe.