Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Secretaria de Saúde amplia diagnóstico da tuberculose em Paulista

Saúde | 30/05/2017

Secretaria de Saúde amplia diagnóstico da tuberculose em Paulista

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de ampliar o diagnóstico da tuberculose, a partir da próxima quarta-feira (07.06), quatro unidades básicas de saúde do Paulista, as policlínicas Josino Guerra I (Maranguape I); Hélio Inácio (Jardim Paulista Baixo); Wiliam Nascimento ( Janga) e no Centro da Saúde da Mulher ( Prontoclínica Torres Galvão),  passarão a realizar a baciloscopia ( exame de escarro), que detecta a  tuberculose – doença transmitida pelo bacilo de Koch, que ataca, principalmente, os pulmões.  Antes, o exame era feito apenas no Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (CEAMP), em Artur Lundgren I.

Os pacientes atendidos nos postos e diagnosticados com a tuberculose podem levar o material coletado para análise nesses locais. Os resultados serão entregues nas próprias unidades de saúde.

A novidade foi anunciada, na manhã desta terça-feira (30.05), durante uma capacitação direcionada aos médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde, que ocorreu no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro. No evento, os participantes assistiram a uma palestra sobre o “Manejo Clínico da Tuberculose”, ministrada pela pneumologista Nélia Tinoco.

“O objetivo da ampliação é para aumentar o número de profissionais de saúde aptos a identificar os sinais e sintomas da tuberculose. Intensificar o diagnóstico nas unidades de saúde, com a solicitação de  exames complementares como baciloscopia, cultura e raio – X”, disse a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do Paulista, Cecília Silva.

A iniciativa faz parte das ações da secretaria de Saúde do Paulista em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

 


Imagens:

Compartilhe: