PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista discute igualdade de gênero com comunidade escolar na Conceição

Direitos e Saúde da Mulher | 17/03/2017

Igualdade de gênero, violência contra a mulher e Lei Maria da Penha. Esses temas nortearam o debate, realizado, nesta sexta-feira (17.03), na Escola Municipal Margarida Sampaio, na Comunidade Chega Mais, na Conceição. O encontro teve como público alvo, pais de alunos, professores e técnicos que fazem parte da unidade de ensino.

Com o tema “Conversando sobre Gênero”, a pedagoga Cristina Camarotti ainda abordou aspectos como diferenças entre sexo e gênero; cultura e natureza; e informações sobre locais de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica na cidade.

“A violência contra a mulher já está enraizada na nossa cultura. O que queremos é conscientizar às pessoas de que o machismo deve ser combatido. A partir do entendimento de que não lutamos por igualdade de sexo e sim de direitos e gênero”, enfatizou Cristina.

De acordo com a gestora da Escola Municipal Margarida Sampaio, Nirleide do Carmo, há uma carência de informações sobre os direitos das mulheres na comunidade. “Sentimos a necessidade de uma palestra como essa para esclarecer as dúvidas e promover a autoestima dessas mulheres que muitas vezes são discriminadas e violentadas no ambiente familiar”, frisou.

A professora Daniele Cândido, 34 anos, que tem um filho na unidade de ensino destacou a importância da iniciativa. “É cada vez mais necessário abrir o debate sobre as questões de gênero. Garantir os mesmos direitos para homens e mulheres. Ninguém é melhor do que ninguém. Daqui sairemos mais fortalecidas”, disse.

A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e compõe o programa Gênero e Educação que aborda duas linhas: formação em Gênero para os profissionais da rede municipal de ensino e Maria da Penha vai à Escola, para alunos da educação infantil, fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.