PAULISTA > Notícias > Junior Matuto acompanha resultados de avaliação da rede de ensino realizada pelo IQE

Gabinete do Prefeito | 07/02/2017

O prefeito Junior Matuto, acompanhado de técnicos da secretaria de Educação de Paulista, recebeu na manhã desta segunda-feira (06.02) os resultados da avaliação de desempenho dos alunos, do 3º ao 5º ano, da rede municipal de ensino. Este mapeamento do nível de conhecimento dos estudantes é a base para o início do Programa Qualiescola, realizado pelo Instituto de Qualidade do Ensino (IQE), fruto da parceria entre a Prefeitura,  a Jeep, a Magneti Marelli e o BNDES, firmada no final de 2016, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino público básico.

Paralela a esta avaliação, o IQE está ao longo desta semana, capacitando um grupo de professores da rede municipal, para que estes sejam formadores e multiplicadores dos métodos e conhecimentos dentro das escolas. O Qualiescola também vai subsidiar a rede de ensino, com ações e apoios necessários para melhorar o Índice de Educação Básica – IDEB em Paulista. “A Jeep acredita que a verdadeira transformação social só será alcançada com a participação integrada entre o setor empresarial, o poder público e o terceiro setor no desenvolvimento de ações sólidas na educação. Promovemos, juntamente com parceiros como Magneti Marelli, BNDES e a Prefeitura, o programa Qualiescola em Paulista que é o início dessa mudança no município e marca a expansão de nossas ações em Educação, que também alcançarão outras regiões do País onde a Fiat Chrysler está presente”, destacou Luciana Costa, coordenadora de Sustentabilidade da FCA. Ainda completa que o legado deixado pelo programa para a cidade é uma rede municipal de ensino mais qualificada, com a formação de uma equipe própria e permanente de formadores, dentro da Secretaria de Educação, dedicada à manutenção das ações e diretrizes implantadas.

Cerca de 85% dos alunos da rede municipal participaram das provas de avaliação, nas áreas de português e matemática. Baseado nestes resultados, serão traçados os métodos de ensino para superar as dificuldades e aumentar o desempenho de cada aluno e de cada escola. Para a coordenadora geral do IQE/Recife, Iran de Fátima, a expectativa da atuação do Instituto em Paulista é bem positiva. “O município tem um caminho importante a seguir na melhoria da educação, mas acreditamos que tem tudo para ser um ícone na educação oferecida na rede básica. Sinto isso, pela vontade de todos que estão hoje envolvidos nesse processo”, avaliou.

Para o titular da pasta, Carlos Júnior, Paulista já começa o ano letivo com mudanças que apontam para uma melhoria significativa na educação municipal. “A chegada de novos professores, ajustes na equipe, esta parceria com a Fiat/Jeep que nos trouxe a implantação do Qualiescola, através do IQE, além do planejamento de metas e prioridades que estamos definindo. Vamos implantar mudanças históricas na educação em Paulista”, finalizou Carlos Junior.

Os investimentos realizados na primeira gestão Junior Matuto, que foram sempre acima dos 25% determinados por Lei, trouxeram mudanças importantes na melhoria da qualidade de ensino e na reestruturação da rede,  com a construção e reforma das escolas; a unificação do cardápio; a distribuição de uniformes e material escolar, além de programas importantes, como o Olhar Paulista, que fez exames e entregou óculos para os alunos com dificuldade na visão.

Ao final da reunião, que aconteceu na sede do IQE, na Avenida Rui Barbosa, área central do Recife, o prefeito Junior Matuto saiu confiante dos resultados que serão conquistados com as mudanças que estão sendo implantadas. “Além deste diagnóstico e da implantação deste método que o Qualiescola está trazendo para Paulista, temos que identificar também quem realmente tem compromisso com nossas crianças e não deixar de monitorar, buscar alternativas, investir. Afinal, não podemos exigir futuro, de quem não tem presente. Vamos buscar todas as alternativas pra fazer da educação do Paulista uma referência na Região Metropolitana.”