Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Obesidade reduz expectativa de vida das pessoas em até 10 anos, revela estudo internacional

Saúde | 18/07/2016

Obesidade reduz expectativa de vida das pessoas em até 10 anos, revela estudo internacional

Compartilhe esta notícia:

Estudo publicado neste mês de julho na revista médica The Lancet aponta que a obesidade severa – IMC acima de 35 – reduz 10 anos na expectativa de vida da população. Além disso, o material revela que o risco de morrer antes de seu aniversário de 70 anos aumenta, de forma gradual e acentuada, conforme a cintura fica mais larga.

 

O levantamento feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, usou dados de quase quatro milhões de adultos de quatro continentes. O resultado aponta que as pessoas com excesso de peso perdem em média cerca de um ano das suas expectativas de vida, e as pessoas "moderadamente obesas" perdem cerca de três anos.

 

No trabalho, os pesquisadores descobriram que o risco de morrer antes dos 70 anos aumentou de 19% em homens com peso normal para 29,5% em homens moderadamente obesos. Entre as mulheres, esse risco aumentou de 11% para 14,6%. Segundo os pesquisadores, o risco de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias e câncer aumentaram com a obesidade, tornando a vida das pessoas acima do peso mais curta.

 

O estudo, que foi considerado o maior conjunto de dados sobre excesso de peso e mortalidade já reunido, excluiu da base de pesquisa os fumantes e ex-fumantes, portadores de doenças crônicas. Objetivo da seleção foi descartar o impacto de outros riscos de mortalidade que enfraquecesse o resultado do levantamento. 

 

Em 2014, de acordo com a OMS, mais de 1,9 milhão de adultos em todo o mundo estavam acima do peso. Desses, mais de 600 milhões eram obesos. O excesso de peso é associado a doenças cardíacas, derrame e a alguns tipos de câncer.


Imagens:

Compartilhe: