Saúde | 12/07/2016
Saiba como evitar a cárie dentária em bebês e crianças
Compartilhe esta notícia:
As crianças adoram balas, salgadinhos e doces em geral. O problema é o efeito que isso tudo causa na saúde bucal delas, caso não haja atenção com a limpeza dos dentes. A cárie é uma doença infecciosa que pode ser transmitida pelo contato da saliva, seja através do beijo, da tosse, por comer no mesmo talher ou até mesmo no ato da mãe soprar a papinha do bebê.
Logo na sexta semana de vida intrauterina já se inicia a formação dos “dentes de leite” do bebê e a dieta da mamãe, nesse período, influenciará na formação dentária. Após o nascimento do bebê, esse cuidado ainda permanece. Além dos benefícios imunológicos já conhecidos do leite materno, a amamentação também contribui para a proteção dos dentes (que devem começar a surgir na boca por volta dos seis meses de vida do bebê).
A partir do sexto mês de vida, são introduzidos outros alimentos na dieta da criança e os pais devem se atentar em relação à higiene bucal e à qualidade da alimentação dos filhos. Dados do Ministério da Saúde apontam que 27% das crianças de 18 a 36 meses têm cárie. Portanto, se a criança mostra interesse mas não apresenta coordenação motora suficiente para escovar os dentes sozinha, os pais devem ajuda-la no processo de escovação.
Mais um alerta importante sobre a cárie é que ela pode ser prevenida com uma dieta balanceada, tanto na qualidade, como na frequência dos alimentos ingeridos, e com uma adequada higiene bucal. O consumo exagerado de açúcar (sacarose, principalmente) pode afetar não só a saúde bucal, mas também a saúde integral, acarretando problemas como diabetes, obesidade, aumento da pressão arterial, labirintite e agravamento das doenças crônicas, entre outros.
Preste atenção nessas dicas sobre escovação e prevenção da cárie em crianças:
Como escovar:
· Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor posição não é na frente da criança e sim atrás dela, que mantém a cabeça apoiada no corpo do adulto.
· Afaste os lábios e as bochechas com uma mão e escove os dentes com a outra.
· A tendência é sempre escovar somente a parte que se usa para mastigar, mas lembre-se das partes voltadas para a língua e as voltadas para a bochecha.
· A escovação deve ser feita após as principais refeições e a ingestão de doces, sendo a noturna a principal delas.
Outras dicas para prevenir:
Evite dieta rica em açúcar (principalmente na refeição noturna).
· Não adicione açúcar ou achocolatado nas mamadeiras e realize a higiene bucal na criança após a última mamada antes de dormir.
· Supervisione a escovação; principalmente nas crianças que ainda não têm coordenação motora para fazer a higiene bucal adequadamente.
· Supervisione a dieta alimentar da criança e opte por lanches mais saudáveis, ricos em nutrientes e fibras, como frutas, queijos, pipoca, amendoim e balas ou chicletes adoçados com substâncias que substituam o açúcar.
· Incentive a criança a frequentar o dentista periodicamente.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo