PAULISTA > Notícias > Defesa Civil divulga balanço de ocorrências em Paulista

Segurança e Mobilidade | 30/05/2016

Defesa Civil divulga balanço de ocorrências em Paulista

Em Estado de Emergência pelos próximos 180 dias, a Prefeitura do Paulista divulgou na tarde desta segunda-feira (30.05) o balanço de ocorrências registradas ao longo do dia. Ao todo, 131 chamados foram contabilizados pela Defesa Civil municipal até às 17h. A maior parte diz respeito à situação de alagamento, sendo 70 casos. As equipes da prefeitura também realizaram 14 reposições de lonas e orientaram diversas famílias residentes nas áreas de morro.

Neste momento, 500 pessoas residentes em áreas de risco ou de alagados estão acomodas temporariamente em quatro escolas públicas – Frei Guido, na Mirueira; Agamenon Magalhães, no Fragoso; Maria das Neves, em Jardim Paulista; e Jaime Bolt, na Vila Torres Galvão. Quando a situação se normalizar, estas pessoas voltarão para suas residências.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, alerta a população. “As pessoas que ainda se encontram nas áreas consideradas de risco devem sair de casa e procurar abrigo na residência de parentes. Quem não tiver pra onde ir, não deve arriscar a vida permanecendo na moradia. É importante que a população nos procure através dos telefones de contato ou pedindo orientação às nossas equipes que estão atuando nas ruas”, frisou.

Os profissionais da Defesa Civil estão de prontidão para atender todas as solicitações dos moradores. Os chamados podem ser registrados pelo fone: 9090.9.8788.7822 e 9090.9.7119.6123. Os contatos estão disponíveis 24h. A população ainda pode acionar o fone: 3371.7992, de segunda a sexta, no horário comercial. Tem ainda a Coordenadoria de Defesa Civil de PE (Codecipe), através dos números: 3181.2491 / 31812490.

Ao longo desta segunda-feira (30.05), o bairro de Maria Farinha foi o que registrou o maior volume de chuva, sendo 213mm até às 16h. Os demais bairros com alto índice de precipitação pluviométrica são: Janga, com 204mm, e Vila Torres Galvão, com 195mm.

DECRETO DE EMERGÊNCIA - Em função dos estragos provocados pelas chuvas das últimas horas, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, decretou emergência nesta segunda-feira (30) por 180 dias. Este decreto autoriza as secretarias municipais de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde e Educação a tomarem as medidas necessárias sem burocracia, para minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas e prestar socorro aos moradores de áreas alagadas ou de barreiras.