PAULISTA > Notícias > Prefeito do Paulista reúne Gabinete e decreta Situação de Emergência

Gabinete do Prefeito | 30/05/2016

Prefeito do Paulista reúne Gabinete e decreta Situação de Emergência

O acumulado de 204 mm de chuvas em menos de 12 horas que atingiu o município do Paulista deixou um rastro de destruição na cidade. Considerando os  pontos de risco e o número de desabrigados na cidade, o prefeito Junior Matuto, reuniu os secretários que formam o Gabinete de Emergência e decretou Situação de Emergência por 180 dias.

Este decreto autoriza as secretarias municipais de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde e Educação a tomarem as medidas necessárias sem burocracia, para minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas e prestar socorro aos moradores de áreas alagadas ou de barreiras.

Os locais mais atingidos pelas chuvas  nas áreas das praias foram Maria Farinha e Janga. Além dos bairros de Torres Galvão, Mirueira, Maranguape I e Paratibe. O prefeito ficou toda a manhã desta segunda acompanhando as informações de seu gabinete. Ao meio dia se reuniu com os secretários que compõem o Gabinete de Emergência. Em seguida, todos foram para as ruas, vistoriar pessoalmente a situação dos locais mais atingidos.

A saúde municipal só atendeu nesta segunda os casos de emergência. As consultas agendadas serão remarcadas. Uma equipe de técnicos da manutenção da Secretaria de Saúde aproveitou a trégua dada pelas chuvas e percorreu os equipamentos públicos para levantar os estragos causados pelas águas e assim que for possível, fazer os reparos necessários. A exemplo da reconstrução do muro da Prontoclinica Torres Galvão, no Centro da cidade, que desabou no final da manhã.

Também foram suspensas as aulas da rede municipal e o mesmo procedimento da saúde será adotado na Educação. Quando o tempo permitir, a equipe de manutenção fará um levantamento nas estruturas físicas das escolas para recuperar o mais rápido possível os prejuízos causados pela tempestade.

No Município existiam mais de 25 mil pontos de risco. este numero baixou nos últimos três anos para 16 mil pontos que são constantemente monitorados. A Defesa Civil removeu cerca de 500 pessoas das áreas críticas de alagamentos ou das áreas de possíveis deslizamentos e acomodou em três escolas públicas – Frei Guido, na Mirueira, Escola Agamenon Magalhães, no Fragoso, e o  Maria das Neves, em Jardim Paulista. Quando a situação se normalizar, estas pessoas voltarão para suas residências.

Os chamados para as equipes da defesa civil podem ser feitos pelos telefones: 9090.9.8788.7822 e 9090.9.7119.6123. Os contatos estão disponíveis 24h. A população ainda pode acionar o fone: 3371.7992, de segunda a sexta, no horário comercial. Tem ainda a Coordenadoria de Defesa Civil de PE (Codecipe), através dos números: 3181.2491 / 31812490.