Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista promove a 11ª Edição da Olimpíada de Matemática

Educação | 23/05/2016

Educação do Paulista promove a 11ª Edição da Olimpíada de Matemática

Compartilhe esta notícia:

Em uma interação entre a matemática e a cultura africana, alunos da Escola Gêlda Amorim, em Paratibe, deram início, nesta segunda-feira (23.05), à programação da 11ª Olimpíada Municipal da Matemática. Com o tema Etnomatemática – que consiste na arte ou técnica de explicar a disciplina em diversos contextos culturais –, estudantes do 8º ano realizaram apresentações de dança e participaram de jogos populares sobre a cultura afro. 

 

“Como a prefeitura trouxe esse tema sobra à África e a origem do povo brasileiro com a descendência africana, a olimpíada busca trazer a matemática relacionada com a origem da cultura afro”, relatou o professor Lívio Charlles, coordenador da disciplina de Matemática da Escola Gêlda Amorim. “Buscamos elementos matemáticos na cultura africana, como nas vestimentas, as danças, os desenhos e os jogos educativos”, completou o professor da unidade ensino Jair Santos.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, nesta primeira etapa das olimpíadas serão avaliados a estratégia e raciocínio lógico dos alunos nos jogos. Nos números de dança, a análise será em torno da quantidade de movimentos, os passos, dentre outros critérios. Ao todo, 880 alunos do 6º ao 9º ano de 17 escolas municipais farão parte da programação até o dia 21 de junho. 

 

Um dos participantes da olimpíada foi o estudante Gabriel da Silva, de 15 anos. “A expectativa é boa para o evento, pois é a primeira olimpíada de matemática na qual eu participo. E para isso estudamos a cultura africana, como são os jogos populares, principalmente, o ‘Shisima’, um jogo estratégico”, explicou. 

 

Depois dessa etapa, será realizada uma gincana matemática contendo cinco provas, entre elas, a construção de painéis com símbolos africanos relacionados aos conceitos matemáticos; descobrir a relação da matemática com jogo de capoeira; realização de pesquisa estatística na comunidade sobre racismo. A terceira fase será constituída de prova.

 

Ao longo das etapas, uma comissão da secretaria vai visitar as 17 escolas e avaliar o desempenho dos alunos e divulgar a média das notas. Ao final, os cinco melhores colocados ganharão prêmios como tablets, bicicletas e smartphone. Os demais receberão certificado de participação. 

 

CONFIRA O CRONOGRAMA PARA AS PRÓXIMAS 17 UNIDADES QUE PARTICIPARÃO DA OLIMPÍADA: 

 

Gelda Amorim (23.05);

João Fonseca (24.05);

Maria Luzia (24.05);

Firmino da Veiga (30.05);

Rosa Amélia (30.05);

Heinz Hering (06.06);

Conceição da Paz (06.06);

Suzie Regis (07.06);

Marcos Freire (07.06);

Cônego Costa Carvalho (08.06);

Terezinha Camarotti (13.06);

Jaime Bold (13.06);

Manoel Gonçalves (14.06);

Aldo Pinho Alves (14.06);

Miguel Arraes (20.06);

Carlos Wilson (20.06);

Neide Aparecida (21.06).

 

 


Imagens:

Compartilhe: